PMPR anuncia distribuição de 2,5 mil novos policiais militares pelo Paraná

Redação Rádio Plug
Foto: Divulgação / Pmpr.pr.gov.br

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) divulgou os detalhes sobre a distribuição de 2.583 novos policiais, que resultarão do recente concurso para soldado da corporação. Esta iniciativa visa a fortalecer a segurança pública no estado, e a alocação dos novos profissionais nas diversas regiões será realizada de acordo com a escolha de cada candidato no ato da inscrição, refletindo uma estratégia de planejamento e necessidades locais.

O modelo de distribuição em uso pela PMPR não é aleatório; ele segue a Região de Concorrência selecionada pelos candidatos, permitindo que os novos efetivos sejam designados de maneira a atender de forma adequada às demandas específicas de cada área. A ideia central é garantir um reforço equitativo e planejado entre os comandos regionais.

A divisão das 2.583 vagas é a seguinte:

  • 1ª Região (Curitiba, Região Metropolitana e Litoral): 1.010 policiais
  • 2ª Região (Londrina e Norte): 412 policiais
  • 3ª Região (Maringá e Noroeste): 481 policiais
  • 4ª Região (Ponta Grossa e Campos Gerais): 287 policiais
  • 5ª Região (Cascavel, Oeste e Sudoeste): 393 policiais

O coronel Jefferson Silva, comandante-geral da PMPR, enfatizou a importância do aumento do efetivo no campo da segurança. “Com essa distribuição planejada, garantimos que haja um número maior de policiais nas ruas de maneira equilibrada, o que irá reforçar o policiamento ostensivo e ampliar a capacidade de atuação em todo o estado, beneficiando diretamente a proteção da população”, destacou.

A formação dos novos policiais está programada para ter início em maio. Durante este curso, os alunos-soldados passarão por treinamentos técnicos e operacionais que são adaptados às especificidades de cada região onde atuarão. Esta capacitação incluirá um estudo detalhado da geografia local, dinâmicas criminosas prevalentes e as particularidades nas demandas de policiamento.

Após completarem a formação e o estágio operacional, os novos militares serão promovidos a soldado de 1ª classe, recebendo uma remuneração de R$ 6.101,87, além de um auxílio-alimentação no valor de R$ 834,74.

Fonte:: pmpr.pr.gov.br

Advertisements
Compartilhe este artigo