Durante o 3º Fórum de Transformação Digital da Advocacia Pública, realizado pela Network Eventos na sede da Advocacia Geral da União (AGU), o gerente da divisão de Inteligência Artificial (IA) generativa do Serpro, Ronaldo Agra, fez um anúncio significativo. Ele informou que o Serpro LLM, um serviço de IA generativa que atualmente opera exclusivamente em data centers da estatal, será disponibilizado na nuvem até 2026.
De acordo com Agra, a migração do Serpro LLM para um ambiente em nuvem trará diversas vantagens para os órgãos públicos. “Com a disponibilização do Serpro LLM na nuvem, os órgãos não precisarão mais desenvolver uma aplicação personalizada diretamente conosco. No momento, para acessar essas LLMs, é necessário que o órgão público contrate essa aplicação sob medida”, esclareceu o executivo.
Além de ampliar o acesso ao seu serviço por meio da nuvem, o Serpro também está em busca de parcerias estratégicas para o desenvolvimento de suas próprias LLMs. Segundo Agra, o objetivo é garantir que exista uma LLM brasileira disponível para atender às necessidades dos órgãos públicos, destacando a relevância desse serviço em um cenário tecnológico em constante evolução. Para mais informações, é possível assistir à entrevista realizada com o gerente do Serpro.
Fonte:: convergenciadigital.com.br




