O Athletico deu início ao processo de montagem da estrutura da sua nova arquibancada retrátil, situada no Setor Coronel Dulcídio Inferior da Arena da Baixada. O projeto arquitetônico, considerado pioneiro no cenário esportivo brasileiro, teve seus trabalhos iniciados em meados de abril, com uma estimativa inicial de conclusão voltada para o mês de agosto.
A diretoria do clube paranaense informou que o cronograma de execução foi planejado para se adaptar aos preparativos de três grandes espetáculos musicais confirmados para acontecer no estádio entre o final de outubro e a metade de novembro. O primeiro evento agendado é a performance da tradicional banda de rock britânica Iron Maiden, marcada para o dia 28 de outubro. Na sequência, a praça esportiva receberá os festivais “O maior encontro do samba”, no dia 7 de novembro, e “Histórias”, no dia 14 do mesmo mês.
Historicamente, a casa atleticana já passou por outras inovações estruturais relevantes. Durante o período de paralisação do calendário do futebol nacional em razão da Copa do Mundo, o local passou pela substituição do gramado sintético, que foi rigorosamente testado e obteve a certificação oficial da FIFA para a realização de partidas oficiais.

Arena da Baixada como pioneira em inovação estrutural
Consolidado anteriormente por ser o único estádio em toda a América Latina equipado com um teto retrátil, o complexo esportivo avança agora rumo a um novo patamar de multifuncionalidade ao se tornar a primeira arena do país a incorporar uma arquibancada retrátil. O mecanismo funcionará por meio de um sistema motorizado com acionamento hidráulico, o que garantirá agilidade e eficiência tanto nos procedimentos de abertura quanto nos de fechamento.
A instalação desta arquibancada retrátil tem como principal objetivo otimizar a versatilidade do espaço para receber grandes eventos de entretenimento. O empreendimento é viabilizado com investimentos da empresa 30e, parceira comercial do clube desde junho de 2025. Em contrapartida, devido à interdição temporária do setor inferior da Coronel Dulcídio necessária para a execução dos trabalhos de engenharia, o time rubro-negro registrou uma diminuição provisória de dois mil lugares na capacidade total do estádio em dias de jogos.
Segundo explicações de Fernando Volpato, diretor de operações do Athletico, a tecnologia chega para solucionar um obstáculo recorrente na gestão esportiva moderna. “Os clubes têm uma dificuldade de compartibilizar calendário de jogos com eventos. As grandes turnês internacionais precisa contratar com um ano de antecedência e ainda não sabe calendário, competição que vai estar jogando e qual partida importante vai estar acontecendo naquele momento”, pontua o dirigente.
Com a nova tecnologia em pleno funcionamento, a instituição esportiva terá condições de manter a realização de seus confrontos oficiais mesmo durante os períodos dedicados à montagem e à desmontagem de grandes estruturas de palco. Ademais, a inovação projeta um acréscimo de aproximadamente 20% na capacidade de público durante a realização de megaespetáculos no estádio localizado em Curitiba.
Fonte:: umdoisesportes.com.br


