Araucária vai receber o IV Simpósio de Doenças Raras

Evento será realizado no Centro de Convivência da Pessoa Idosa no dia 25, mediante inscrição pela internet

Redação Rádio Plug

Araucária será palco do IV Simpósio de Doenças Raras no próximo dia 25 de fevereiro, das 13h30 às 17h, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa. O evento contará com a participação de especialistas renomados no campo das doenças e síndromes raras no Brasil, e vai abordar temas essenciais relacionados à gestão pública, educação e assistência social, além de contar com relatos de pacientes e familiares e ressaltar a importância da participação social na luta pela causa.

O simpósio é direcionado a profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social, mas está aberto ao público em geral, especialmente a familiares de pessoas com síndromes raras, que são muito bem-vindos. As inscrições podem ser feitas por este link (CLIQUE AQUI), e os participantes vão receber um certificado.

Os organizadores destacam que doenças raras são aquelas que afetam até 65 a cada 100 mil pessoas, e estima-se que existam de 7 a 8 mil tipos dessas condições. A maioria dessas doenças ainda não tem cura, mas tratamentos estão disponíveis para melhorar a qualidade de vida dos pacientes, especialmente quando diagnosticadas precocemente.

“Convidamos todos a participarem do IV Simpósio de Doenças e Síndromes Raras em Araucária, onde discutiremos a importância da conscientização. Teremos palestras sobre capacitação, avanços políticos, desafios na investigação e pesquisas relacionadas às doenças raras. Sua participação é fundamental para fortalecer a rede de apoio e aumentar a conscientização sobre essa causa. Junte-se a nós e contribua para essa importante iniciativa!”, convida Lya Moraes, uma das organizadoras do evento.

Shirley Ordônio, também organizadora do evento, falou sobre o apoio da cidade à causa. “A abertura da Prefeitura para acolher este evento sobre doenças raras demonstra que estamos no caminho certo. Recentemente, em uma reunião com o prefeito e a secretária de Saúde, percebi o quanto estão dispostos a apoiar a nossa causa. Estou muito feliz e confiante de que este será o início de uma jornada promissora”, destacou.

Shirley também enfatiza a importância da informação e destaca que hoje mais de 13 milhões de brasileiros vivem com doenças raras. Uma grande conquista nesse sentido foi a criação do SIDORA, o cadastro de Síndromes e Doenças Raras no Paraná, ferramenta que ajuda a identificar a localização e as necessidades desses pacientes. “Precisamos divulgar amplamente esse cadastro, para podermos oferecer mais dignidade e cuidado aos portadores dessas condições”, acrescentou.

Em 2024, Curitiba aprovou a ampliação da Triagem Neonatal, o famoso Teste do Pezinho. Agora o teste será capaz de detectar 37 doenças, um avanço significativo em relação às 7 condições que eram detectadas anteriormente. Além disso, R$ 25 milhões foram garantidos na lei orçamentária para expandir a triagem por todo o estado.

“Desde 2012, a sociedade civil organizada tem lutado por políticas públicas nesse campo. Hoje podemos ver os frutos do nosso trabalho, que a cada ano conquista mais apoio de parlamentares. Somos gratos a todos que nos ajudaram e atenderam as nossas solicitações”, comemora Shirley.

Organização e parceiros
O simpósio foi organizado pelo Instituto LIA Sinergia de Políticas Públicas e Projetos Sociais e Aliança Paranaense de Doenças e Síndromes Raras, com apoio da Prefeitura de Araucária, Câmara Municipal, Casa Hunter e da Federação Brasileira das Associações de Doenças Raras.

Cronograma das palestras:

Estudos Básicos e Aplicados de Fármacos e Ferramentas Genéticas em Modelos Celulares de Doenças Raras, por Patricia Shigunov, pesquisadora em saúde pública no Instituto Carlos Chagas – FIOCruz/PR, atuando nas áreas de doenças raras, terapia genética e células-tronco.

Cenários das Doenças Raras no Brasil, por Antoine Daher, presidente da Casa Hunter e Febrararas (Federação Brasileira das Associações de Doenças Raras), cofundador da Casa dos Raros e membro da Câmara Técnica de Doenças Raras do Conselho Federal de Medicina no Brasil.

Investigação e Desafios nas Síndrome Raras, por Lya Moraes, coordenadora da Aliança Paranaense de Doenças e Síndromes Raras e conselheira fiscal no Instituto Sinergia.

Capacitismo & Inclusão: O Poder Transformador da Participação Social, por Shirley Ordônio. fundadora do Movimento Nacional Projeto LIA, presidente do Instituto LIA Sinergia de Políticas Públicas e Projetos Sociais, coordenadora da Aliança Paranaense de Doenças e Síndromes Raras, coordenadora Paranaense da Casa Hunter e da Federação Brasileira de Doenças Raras.

Site e redes sociais sobre doenças raras
www.institutoliasinergia.com
https://www.instagram.com/liasinergia/
https://www.instagram.com/rarasparana/

SMCS

Advertisements
Compartilhe este artigo