O PROCON Araucária informa que não possui número de WhatsApp e também que não envia boleto para pagamento relacionado a restituição de empréstimo indevido ou solicita depósito de valores. A entrega de documentos só é realizada pessoalmente porque é necessário a assinatura de protocolo para registrar no sistema. Nesta segunda-feira (17), representantes do Procon local registraram boletim de ocorrência na Delegacia ao tomarem ciência sobre golpe via WhatsApp usando um perfil que se passa pelo PROCON.
O perfil falso foi descoberto após uma pessoa entrar em contato e relatar ao PROCON Araucária que recebeu uma mensagem com o envio de boleto para pagamento como se fosse do PROCON. A foto que aparece no perfil do WhatsApp é da fachada do PROCON e o contato seria uma tal “Maria”. Não há nenhuma funcionária do PROCON de Araucária com esse nome.
Segundo relato, o golpe ocorre porque o perfil falso finge intermediar a situação de devolução de empréstimo indevido, como se o banco tivesse solicitado ao PROCON que entrasse em contato com a pessoa para enviar o boleto ou solicitar depósito. Se a pessoa paga o boleto, o dinheiro não vai para o banco e sim para a empresa do golpe.
CONTATO
O contato com o PROCON Araucária ocorre mediante o sistema da Prefeitura: via chat disponível no site www.araucaria.pr.gov.br , via WhatsApp 3614-1400 e também no perfil oficial da Prefeitura no Facebook (facebook.com/araucariaoficial – via Messenger). O contato com o assistente virtual deve ser iniciado com um “Oi” do usuário, que deve confirmar (opção SIM) que aceita os termos de uso do sistema. O passo seguinte é escolher as opções (conforme os números) de assunto no menu. O PROCON está dentro de “Mais Opções”. Em caso de dúvida,é possível telefonar para o 0800-6432834 ou (41)3614-1786 ou ir pessoalmente ao PROCON, Rodovia do Xisto, nº 5.815, de segunda a sexta-feira, das 8h as 14h (não fecha para pra almoço).
SMCS