Recorde de público Mais de 3 mil pessoas acompanham concerto no MON

Redação Rádio Plug
Foto: Divulgação / Parana.pr.gov.br

Mais de três mil pessoas compareceram neste sábado (25) ao Museu Oscar Niemeyer (MON) para o concerto ao ar livre da série “Mostly Mozart”. O diretor artístico do Centro Cultural Teatro Guaíra, Aldice Lopes, expressou sua satisfação, afirmando que este foi o recorde de público desde o início da série, que já se consolidou como um grande sucesso.

A série “Mostly Mozart” teve seu início no ano passado, como parte das comemorações dos 40 anos da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP). Nos dois anos de realização, seis apresentações gratuitas atrairam mais de 6 mil pessoas ao museu. A primeira edição de 2026, realizada em fevereiro, contou com a presença de cerca de mil espectadores.

“Estamos em nosso segundo ano, apresentando as obras-primas de Mozart e, neste sábado, também incluímos Beethoven no repertório que encheu o MON. Estou muito feliz com a recepção calorosa do público e com o concerto magnífico que realizamos”, afirmou o maestro titular e diretor musical da OSP, Roberto Tibiriça. Durante o evento, ele conduziu a orquestra na apresentação de duas obras clássicas: a abertura da ópera “A Flauta Mágica”, de Wolfgang Amadeus Mozart, e a icônica Sinfonia nº 5, de Ludwig van Beethoven.

  • Museu Oscar Niemeyer divulga datas das visitas guiadas no mês de maio

A proposta da série “Mostly Mozart” é levar a música de concerto para além dos ambientes tradicionais, ocupando espaços públicos e formando novas plateias. “A experiência de sair do teatro é fantástica. Estar próximo das crianças e ver todos tão perto enquanto apresentamos repertórios clássicos de Mozart é uma oportunidade incrível. Isso nos proporciona muita alegria e vontade de continuar realizando esses concertos”, comentou o trompetista André de Souza Pinto, membro da OSP.

A orquestra iniciou sua apresentação com a abertura de “A Flauta Mágica”, uma obra composta por Mozart em 1791, que combina leveza, dramaticidade e riqueza simbólica. A peça, que dura cerca de nove minutos, alterna entre momentos solenemente dramáticos e passagens mais ágeis. Na sequência, o público pôde apreciar a emblemática Sinfonia nº 5 de Beethoven, uma das composições mais reconhecidas na história da música.

Aroldo Heimbecker, coordenador da AMAS – Associação Menonita de Assistência Social, que atua em Palmeira, trouxe 45 crianças para o concerto. Elas participaram de um projeto de ensino de música orquestral promovido pela entidade. “Foi uma experiência linda para acompanhar toda a apresentação, e para as crianças, representa uma verdadeira aula”, afirmou Heimbecker.

  • Programação cultural tem Mozart e caça às artes no MON, Débora Colker e Festa Literária

Rafaella de Oliveira, professora de violino na associação, assistiu pela primeira vez à série “Mostly Mozart” e destacou a importância dessa experiência para as crianças envolvidas no projeto. “Já havia assistido a concertos da Orquestra Sinfônica no Teatro Guaíra há alguns anos, mas esta apresentação foi uma experiência incrível, oferecendo um grande aprendizado para as crianças. Foi notável ver os olhos delas brilharem durante o concerto, e é fundamental que aprendam e observem como se desenrola uma apresentação orquestral”, disse Rafaella.

Leocádia Diepolo e Ana Maria de Latorre, amigas e fãs da orquestra, foram as primeiras a chegar ao evento, aguardando duas horas para garantir os melhores lugares à frente da orquestra. “Acompanho a orquestra há muito tempo, não perco os concertos de domingo, e não poderia deixar de participar do concerto com Mozart e Beethoven”, contou Leocádia.

“Somos admiradoras da orquestra. No ano passado estivemos aqui, e sempre participamos. As apresentações são gratuitas, e o maestro e os músicos são excelentes. Reconheço todos eles quando os vejo na rua, e estou sempre atenta às apresentações”, completou Ana Maria.

Elizabeth Gouvanquer também chegou cedo para garantir seu lugar. “A organização foi ótima, e o acesso é gratuito. Sempre trago minha filha para as apresentações no MON”, disse.

  • Estado abre consulta para editais de apoio a publicações independentes e música urbana

A Orquestra Sinfônica do Paraná, em 2026, completa 41 anos de história. Com mais de mil apresentações e um repertório de cerca de 900 obras, a OSP continua ampliando seu alcance e investindo em qualidade artística. Recentemente, adquiriu novos instrumentos, incluindo um piano Steinway & Sons, reconhecido mundialmente.

A série “Mostly Mozart” reflete o comprometimento do Centro Cultural Teatro Guaíra com a excelência e a democratização do acesso à música de concerto, oferecendo apresentações ao ar livre com grandes clássicos e livre acesso ao público. O próximo concerto da série está agendado para o dia 4 de julho, às 16h, no vão livre do MON.

Fonte:: parana.pr.gov.br

Advertisements
Compartilhe este artigo