Título: Encontro de Agências de Ciência e Tecnologia do Sul da América do Sul é realizado em Curitiba
CONTEÚDO ORIGINAL:
Curitiba sedia nesta terça e quarta-feira (19 e 20) o Encontro de Agências de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do Sul da América do Sul, coordenado pela Fundação Araucária. O evento reúne representantes de instituições de fomento e pesquisa do Brasil, Argentina, Paraguai, Chile e Uruguai, com o objetivo de debater estratégias conjuntas para a cooperação científica, inovação e desenvolvimento sustentável, considerando o acordo entre Mercosul e União Europeia.
A programação do encontro está ocorrendo no Campus da Indústria – Fiep e conta com a participação de instituições como as Fundações de Amparo do Pará (Fapespa), Santa Catarina (Fapesc), do Rio Grande do Sul (Fapergs) e do Mato Grosso do Sul (Fundect), além de entidades internacionais, como o Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas da Argentina (Conicet), o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do Paraguai (Conacyt), a Agência Nacional de Pesquisa e Inovação do Uruguai (ANII), a Agência Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento do Chile (Ania) e o Instituto Politécnico de Bragança.
De acordo com Ramiro Wahrhaftig, presidente da Fundação Araucária, o acordo entre Mercosul e União Europeia requer uma maior competitividade, sustentabilidade e inovação dos países integrantes do bloco, e a ciência e tecnologia são fundamentais para que a América do Sul se posicione de maneira eficaz neste novo panorama internacional.
- Paraná fortalece intercâmbios internacionais com universidades de excelência.
Wahrhaftig ressalta que o encontro é o primeiro passo para estreitar laços entre as agências de ciência e tecnologia da região sul do Brasil e os demais países do Mercosul, destacando a importância da identificação de agendas comuns e a possibilidade de ações colaborativas.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona, destacou o papel do estado na promoção da integração científica na América do Sul. “A Europa já possui uma tradição consolidada em cooperação nas áreas de ciência e tecnologia e nossa intenção é discutir como podemos avançar em colaboração em rede e financiamento conjunto em temas que interessam a toda a região”, afirmou.
A programação do encontro inclui palestras institucionais, debates sobre prontidão tecnológica, oficinas colaborativas e construção de estratégias voltadas para o fortalecimento da integração regional em áreas estratégicas como bioeconomia, agroalimentação, sustentabilidade, logística, energia e digitalização produtiva.
Marcel do Nascimento Botelho, presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), declarou que a criação de estratégias regionais requer a integração de diferentes biomas e contextos da América do Sul. “Este encontro poderá contribuir para novas agendas de cooperação nas áreas de bioeconomia, sustentabilidade e inovação”, concluiu.
- Paraná lança programa de inovação com R$ 20 milhões para projetos na área de genômica no agronegócio.
Agenda Comum – Um dos principais objetivos do encontro é a elaboração da chamada “Agenda Comum de Curitiba”, que buscará consolidar prioridades de pesquisa aplicada, mecanismos de financiamento conjunto e estratégias para o compartilhamento de infraestrutura científica entre os países envolvidos.
Sofia Riobo, representante da ANII, enfatizou a relevância deste momento para o fortalecimento da cooperação científica regional. “Estamos em um período em que a colaboração entre as agências é crucial. Acreditamos que podemos ampliar iniciativas de pesquisa colaborativa em rede focadas em temas que são relevantes para toda a América do Sul”, disse.
O encontro integra a estratégia da Fundação Araucária para fortalecer as “Rotas de Integração Sul-americanas em CT&I”, uma proposta focada na construção de uma integração regional por meio da ciência, tecnologia e inovação, com ênfase no desenvolvimento sustentável e nos ativos compartilhados do território sul-americano.
Na quarta-feira (20), está prevista a assinatura de um memorando de entendimento do programa Ganhando o Mundo da Ciência entre a Fundação Araucária e o Conicet, da Argentina, que visa ampliar a internacionalização da ciência paranaense e reforçar a cooperação acadêmica entre os países participantes.
Walter Sione, diretor do Conicet, comentou sobre a importância da parceria: “Este programa possibilita integrar jovens em ambientes científicos e tecnológicos, promover intercâmbios e fortalecer a integração entre pessoas e equipes de pesquisa. Para nós, essa colaboração com o Paraná é extremamente valiosa, pois amplia as oportunidades de cooperação em áreas essenciais e aproxima nossos sistemas de pesquisa em uma agenda comum de desenvolvimento e inovação”.
Fonte:: parana.pr.gov.br




