Universidades estaduais oferecem 360 vagas em cursos de aperfeiçoamento profissional

Redação Rádio Plug
5 min. de leitura
Foto: Divulgação / Parana.pr.gov.br

As universidades estaduais de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Paraná (Unespar) estão disponibilizando um total de 360 vagas gratuitas para seis cursos de microcredenciais, que são de curta duração. As áreas de foco incluem finanças, gestão de projetos, liderança, mercado, tecnologia e vendas. Essa oferta faz parte do novo ciclo do programa Paraná Empreende Mais (PEM) do Governo do Estado, com prazos de inscrição que variam conforme o calendário de cada instituição, com datas finais entre 19 e 30 de junho.

Os cursos são direcionados a micros, pequenos e médios empresários, microempreendedores individuais, empreendedores informais e pessoas com 16 anos ou mais que desejam empreender. Das 360 vagas, 180 são para Cascavel, no Oeste do Paraná; 90 para Paranaguá, no Litoral; 60 para Ponta Grossa, nos Campos Gerais; e 30 para Francisco Beltrão, no Sudoeste. As aulas serão realizadas de forma presencial, ao longo de um cronograma específico de cada universidade, previsto para os meses de junho, julho, agosto e setembro.

O Programa Paraná Empreende Mais, coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), busca capacitar empreendedores, profissionais e lideranças locais para fomentar o desenvolvimento regional e atender às necessidades dos setores produtivos do estado. No ano de 2024, o programa já emitira mais de 4 mil certificações, e no ano seguinte, esse número ultrapassou 6 mil, com cursos que abrangem temas como plano de negócios, finanças, crédito, marketing, inovação e sustentabilidade.

Formação e certificação para empreendedores

Sthefany Walber, assessora da Diretoria de Ciência e Tecnologia da Seti e coordenadora do programa em âmbito estadual, destaca que os participantes recebem uma certificação ao final de cada microcredencial completada. “O objetivo é que os empreendedores sigam trilhas formativas, escolhendo as áreas que mais se adequam às suas necessidades de negócio. Além da teoria em sala de aula, cada microcredencial inclui uma hora de mentoria presencial, onde os alunos podem tirar dúvidas e começar a aplicar na prática as ferramentas aprendidas”, afirma Walber.

Cada curso possui uma carga horária de 12 horas. Na área de finanças e No que diz respeito à gestão de projetos e processos, o foco está em metodologias ágeis, indicadores de desempenho e no planejamento de ações a curto e médio prazos. O módulo de liderança concentra-se no aprimoramento de habilidades para gerenciar pequenas equipes e na comunicação eficaz.

A área de marketing e vendas aborda temas contemporâneos, como estratégias digitais, gestão de marca, desenvolvimento de funis de vendas e otimização de perfis comerciais em motores de busca na internet. O curso de gestão de pessoas e liderança inclui aspectos sobre recrutamento, retenção de talentos e a criação de um bom clima organizacional. Por fim, a transformação digital e tecnologia aborda tópicos como automação, inteligência artificial e a adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Já o curso que trata de tópicos regionais e mercado local foca nas especificidades de cada região e na interação com o ecossistema de inovação local.

Conteúdo e informações sobre os cursos

Cursos Presenciais:

  • UEPG
    • Vagas: 30 – Marketing e Vendas; 30 – Transformação Digital e Tecnologia
    • Inscrições: até 30 de junho – AQUI
    • Aulas: 11, 18 e 25 de julho
  • Unioeste
    • Vagas: 30 – Finanças e Fontes de Fomento; 30 – Gestão de Pessoas e Liderança; 30 – Gestão de Projetos e Processos; 30 – Marketing e Vendas; 30 – Transformação Digital e Tecnologia; 30 – Tópicos Regionais e Mercado Local
    • Inscrições: até 26 de junho – AQUI
    • Aulas: 26 e 27 de junho; 22, 23 e 29 de julho; 20, 21 e 27 de agosto; 09, 10 e 16 de setembro; 12 e 19 de setembro
  • Unespar
    • Vagas: 30 – Gestão de Pessoas e Liderança; 30 – Gestão de Projetos e Processos; 30 – Transformação Digital e Tecnologia
    • Inscrições: até 30 de junho – AQUI
    • Aulas: datas em fase de definição pela universidade

Fonte:: parana.pr.gov.br

Anúncios
Compartilhe este artigo