O Coritiba foi derrotado pelo Cruzeiro por 1 a 0 na noite desta quinta-feira (30), em partida realizada no estádio Couto Pereira válida pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o revés jogando em casa, a equipe paranaense estacionou nos 27 pontos e permaneceu na 11ª colocação da tabela, além de amargar uma sequência negativa de quatro partidas consecutivas sem vitórias, somando um empate e três derrotas no período. Do outro lado, o time mineiro subiu para a 7ª posição, acumulando agora 30 pontos na competição nacional.
A próxima oportunidade de recuperação para o Coxa no Brasileirão acontecerá em Curitiba, quando a equipe receberá a Chapecoense no dia 8 de agosto, um sábado.
Panorama e estatísticas da partida
Os números gerais do confronto mostram o equilíbrio e a intensidade apresentada pelas duas equipes ao longo dos 90 minutos. O Coritiba obteve 49% de posse de bola, desferiu 17 finalizações — sendo apenas duas na direção certa — e cometeu 13 faltas. Em contrapartida, o Cruzeiro controlou um pouco mais as ações com 64% de posse na etapa inicial, finalizou 20 vezes (quatro no alvo) e cometeu 18 infrações, conforme os dados oficiais do Sofascore.
Com o resultado adverso, o Alviverde paranaense consolidou uma marca incômoda na competição, figurando atualmente como o segundo pior mandante do torneio, com um retrospecto em seus domínios de três vitórias, três empates e quatro derrotas. Por sua vez, a Raposa manteve uma sequência positiva atuando longe de seus domínios, completando cinco jogos consecutivos sem perder como visitante, registrando quatro triunfos e um empate nesse intervalo.
Movimentações no elenco e escalações
Para este compromisso, o técnico Fernando Seabra teve de lidar com desfalques importantes, como o volante Vini Paulista, que cumpria suspensão, e o atacante Fabinho, entregue ao departamento médico. Por outro lado, a equipe contou com o retorno do volante Sebás Gómez, liberado após cumprir o protocolo de concussão. A grande novidade entre os titulares foi a escalação do goleiro Pedro Morisco, totalmente recuperado de uma luxação no ombro sofrida em fevereiro, deixando Pedro Rangel como opção no banco de reservas. No decorrer do segundo tempo, a torcida coritibana viu o retorno do centroavante Rodrigo Rodrigues, que voltou a atuar após um longo período afastado devido a uma lesão no joelho ocorrida em novembro.
O esquema tático base utilizado pelo comandante alviverde tem sido o 4-2-3-1. Na formação inicial contra os mineiros, o setor defensivo e de meio-campo contou com Pedro Morisco no gol; Tinga, Tiago Cóser, Jacy e Bruno Melo na linha de fundo; Thiago Santos e Sebás Gómez como volantes; enquanto a linha de três meias teve Lucas Ronier, Josué e Breno Lopes, municiando o centroavante Pedro Rocha.
Já a equipe visitante, comandada por Artur Jorge, entrou em campo sem peças fundamentais como o lateral-direito Fagner, o goleiro Cássio, os pontas Gabriel Pec e Sinisterra, e o centroavante Villarreal. Apesar das ausências, o time mineiro contou com os retornos do volante Gerson e do meia Matheus Pereira. A escalação inicial teve Otávio; William, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus e Rojas; Lucas Romero e Gerson; Arroyo, Matheus Pereira e Felipe Morais; Kaio Jorge.
Resumo dos lances
O primeiro tempo foi marcado pela postura ofensiva do Cruzeiro, que controlou o setor intermediário e criou as principais oportunidades. Aos 6 minutos, Rojas cruzou rasteiro para Matheus Pereira finalizar, exigindo boa defesa de Pedro Morisco. O Coritiba respondeu em contra-ataques rápidos. Aos 26, Lucas Ronier arriscou de fora da área para defesa segura de Otávio. Pouco depois, em jogada construída por Ronier e Tinga, Josué finalizou fraco. No final da etapa, o goleiro alviverde voltou a brilhar ao defender finalizações perigosas de Felipe Morais e Arroyo.
Tinga em Coritiba x Cruzeiro (Crédito: Rui Santos)
O segundo tempo manteve o ritmo movimentado. Logo aos 8 minutos, o Coritiba perdeu o volante Thiago Santos por lesão, substituído pelo jovem Vitor Tissi. As alterações continuaram aos 20 minutos com as entradas de Felipe Jonatan e Rodrigo Rodrigues. No entanto, foi o Cruzeiro que inaugurou o marcador logo em seguida, aos 21 minutos, quando Gerson fez um belo lançamento para Matheus Pereira concluir com precisão na saída do goleiro.
O esquema 4231 do Coritiba contra o Cruzeiro (Crédito: Reprodução/OGOL)
Atrás no placar, o Coxa tentou intensificar a pressão ofensiva e lançou mão de Keno e Brian Ocampo na reta final. Aos 30 minutos, Sebás Gómez quase empatou em chute de longa distância que passou raspando o travessão. Já nos acréscimos, em um contra-ataque rápido, o time mineiro quase ampliou com Kenji, mas o zagueiro Jacy evitou o gol com um carrinho providencial. Com a vantagem construída, o clube mineiro administrou o resultado até o apito final do árbitro Wagner do Nascimento Magalhães, diante de um público total de 18.129 torcedores presentes no Couto Pereira.
Jacy em Coritiba x Cruzeiro (Crédito: Rui Santos)
Fonte:: bemparana.com.br




