Sesc promove shows e eventos gratuitos por todo o país para celebrar oito décadas de atuação

Redação Rádio Plug
4 min. de leitura
Foto: Divulgação / Foto: editor

O Serviço Social do Comércio (Sesc) se prepara para comemorar seus 80 anos de história com uma agenda cultural robusta, totalmente gratuita, que movimentará diversas cidades brasileiras nos dias 12 e 13 de setembro. A instituição programou uma série de apresentações musicais, espetáculos culturais e opções de lazer que ocuparão tanto as unidades operacionais da rede quanto grandes espaços públicos de intensa circulação popular.

A celebração tem caráter nacional e busca democratizar o acesso à cultura, reunindo grandes nomes da música brasileira em diferentes regiões do país. No Amazonas, por exemplo, o público poderá conferir os shows de Péricles e Xande de Pilares, que subirão ao palco montado no Sambódromo de Manaus. Já na região Centro-Oeste, a programação destaca a apresentação de Caetano Veloso no Taguaparque, em Taguatinga (DF), e o show do cantor Samuel Rosa, que agitará o público no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande (MS).

O Nordeste também contará com grandes atrações espalhadas por vários estados. Em Maceió (AL), a Orla da Pajuçara receberá a energia de Seu Jorge. A capital pernambucana, Recife (PE), terá o show do grupo Conde Só Brega no tradicional Sítio Trindade. Em São Luís (MA), o cantor e compositor Oswaldo Montenegro entoará seus maiores sucessos à beira da Lagoa da Jansen.

A lista de atrações que compõem o circuito comemorativo é extensa e contempla a diversidade musical brasileira. Estão confirmadas as participações de artistas como Rashid, Silva e Rincon Sapiência em São Paulo, Sandra Sá no Paraná, Renato Teixeira em Santa Catarina, Paula Toller no Tocantins, Marcelo Jeneci na Bahia, Banda Sayonara no Amapá e Moacyr Luz no Espírito Santo, entre outros nomes de destaque da cena artística nacional.

Música de concerto e grandes encontros orquestrais

Além dos shows de grandes nomes da MPB e do pop nacional, a programação de aniversário do Sesc dá forte destaque à música de concerto. Uma das principais atrações dessa vertente é a Orquestra Jovem Sesc Brasil, um coletivo formado por 59 jovens músicos talentosos vindos de 11 estados diferentes. O grupo se apresentará no dia 13 de setembro no Centro Cultural Sesc Quitandinha, localizado em Petrópolis, no Rio de Janeiro.

Outras formações musicais regionais mantidas ou apoiadas pela instituição também participam das festividades. Entre elas estão as orquestras do Sesc nos estados do Piauí, da Paraíba e de Sergipe, além da Orquestra do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, da Orquestra Sesc Musicar do Maranhão e da Orquestra de Câmara Sesc de Minas Gerais.

No Ceará, o público poderá prestigiar a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Ceará executando o concerto “Homenagem a Ednardo”. A apresentação será conduzida pelo maestro Leandro L. Serafim e contará com a presença ilustre do próprio Ednardo, reconhecido como um dos maiores expoentes da cultura e da música cearense.

A programação em Maceió trará ainda um encontro inédito entre o cantor Geraldo Azevedo e a Orquestra Filarmônica de Alagoas, na Orla da Pajuçara. Já em Salvador (BA), o Teatro Sesc Casa do Comércio abrirá suas portas para o espetáculo “Um Concerto para Encontros”, executado pela Orquestra Afrosinfônica. O repertório preparado especialmente para a data prestará tributo a grandes ícones da MPB, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Maria Bethânia, celebrando a riqueza artística que marca a trajetória do país e a própria história do Sesc ao longo destas oito décadas.

Fonte:: diariopr.com.br

Anúncios
Compartilhe este artigo