Novas pesquisas eleitorais no Paraná apontam liderança na disputa pelo governo estadual

Redação Rádio Plug
5 min. de leitura
Foto: Divulgação / Rede190.com.br

A apenas dois dias do primeiro turno das eleições, três novos levantamentos de intenção de voto para o Governo do Paraná foram divulgados nesta sexta-feira (2). Os dados consolidados pelos institutos IRG, Radar Inteligência e Ranking desenham o cenário da reta final da campanha, destacando a disputa polarizada nas primeiras posições e servindo como termômetro para os eleitores paranaenses antes da ida às urnas neste domingo (4).

Cenários apontam principais nomes na disputa

As pesquisas publicadas mostram uma constância na liderança, com os candidatos Sergio Moro (PL) e Sandro Alex (PSD) ocupando as primeiras colocações em todos os cenários avaliados. O deputado Requião Filho (PDT) aparece consistentemente na terceira posição nos três levantamentos registrados.

No levantamento realizado pelo instituto IRG, os candidatos foram testados em chapa completa com seus respectivos vices. Os números apontam Sergio Moro, tendo Edson Vasconcelos como companheiro de chapa, na liderança com 40,6% das intenções de voto. Logo em seguida, a chapa encabeçada por Sandro Alex e tendo Rafael Greca como vice registra 28,4%. O grupo liderado por Requião Filho e Michele Caputo alcança 23% da preferência do eleitorado.

Para chegar a esses números, a pesquisa ouviu 1.200 eleitores paranaenses entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro. O levantamento possui margem de erro estimada em 2,83 pontos percentuais para mais ou para menos e está devidamente registrado na Justiça Eleitoral sob o número PR-04957/2026.

Radar Inteligência e Instituto Ranking reforçam tendência

A tendência de liderança na corrida pelo Palácio Iguaçu também se repete nos dados divulgados pela Radar Inteligência, sondagem contratada pela Associação dos Jornais e Portais do Paraná (ADI-PR). Neste levantamento, Sergio Moro aparece com 38,2% das menções, seguido por Sandro Alex, que pontua com 26,3%, e Requião Filho, que registra 23,3%.

A coleta da Radar Inteligência abrangeu 1.100 entrevistas realizadas em 49 municípios paranaenses durante o período de 26 de setembro a 1º de outubro. O grau de confiança estatística é de 95%, com margem de erro de 2,95 pontos percentuais. A pesquisa possui registros oficiais sob os números BR-09128/2026 e PR-09994/2026.

Complementando o panorama estatístico da véspera do pleito, o Instituto Ranking colocou Sergio Moro na primeira colocação com 35% das intenções de voto. Sandro Alex aparece na segunda posição com 30%, enquanto Requião Filho pontua com 20%. O universo da pesquisa ainda apontou que 8% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder, ao passo que 5% declararam intenção de votar em branco, nulo ou nenhum dos nomes colocados à disposição.

O instituto ouviu 1.200 eleitores entre os dias 24 e 26 de setembro. O levantamento conta com margem de erro máxima de 2,83 pontos percentuais e está registrado na Justiça Eleitoral sob o número PR-02472/2026.

Simulação de segundo turno e reta final

Além da disputa no primeiro turno, o levantamento do instituto IRG trouxe uma simulação de eventual segundo turno entre os dois primeiros colocados nas pesquisas. Em um cenário de disputa direta entre Sergio Moro e Sandro Alex, Moro aparece numericamente à frente com 44,1% das intenções de voto, contra 40,7% registrados por Sandro Alex.

Especialistas em estatística eleitoral apontam que, considerando a margem de erro de 2,83 pontos percentuais estabelecida para esta amostra, os intervalos estatísticos de ambos os concorrentes se sobrepõem, o que configura um cenário de empate técnico nessa simulação específica.

As variações nos percentuais apresentados por cada instituto refletem tanto as diferenças metodológicas quanto os períodos em que as entrevistas foram a campo, capturando o dinamismo da opinião pública nos dias derradeiros da campanha eleitoral.

Neste domingo (4), os eleitores paranaenses retornam aos locais de votação para definir não apenas o futuro chefe do Executivo estadual, mas também os representantes para o Senado Federal, a Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Fonte:: rede190.com.br

Anúncios
Compartilhe este artigo