Nas últimas semanas têm circulado nas redes sociais um vídeo onde um agente de trânsito de Araucária faz comentários sobre as ações que aconteceram na cidade. O problema dos vídeos é que as informações passadas são falsas.
O agente de trânsito Alex informou para pessoas próximas que os vídeos foram gravados para um grupo privado de amigos do WhatsApp, mas infelizmente os vídeos acabaram vazando para outras redes sociais.
No primeiro vídeo que vazou ele comenta sobre o caminhão que tomou na entrada da cidade, no dia 06 de junho, dizendo que teria sido uma ação da Polícia Militar.
“Deixa eu contar uma fofoquinha pra vocês aí. A história mais massa que eu contei hoje foi a seguinte, os ladrão roubaram o caminhão, vieram trocando tiro com a polícia, a polícia matou um, e depois que a polícia matou um, advinha o que aconteceu? O caminhão tombou e o outro ficou preso dentro das ferragens, a polícia chegou e matou. Aí nós estávamos esperando o IML vir, pra recolher o resto do corpo. Os bombeiros estavam tirando os pedaços do cara e fazendo o controle pra não pegar fogo. Essa foi top, essa aí até eu me superei” (sic), descreve no vídeo. No entanto, nada do que foi dito no vídeo era verdade.
Em seu segundo vídeo ele percebe que as pessoas estavam levando a sério suas informações, então ele informa que já tinha contado várias versões dos fatos, mas que nenhuma era verdadeira.
“Caminhão ali em cima tombou, como todo mundo já sabe. E daí o pessoal chega aqui em mim e pergunta assim: o que aconteceu? Cara já contei umas dez histórias diferentes. Já contei assim: tentaram roubar um carro forte e ele tombou, explodiram, jogaram dinamite ali, tão só esperando o pessoal do antibombas voltar. Já falei que o caminhão derrubou muito combustível na pista com risco de explosão. Já falei que a polícia matou cinco bandidos que estavam roubando banco aí na cidade. Cara do céu, quando a gente vai mentir pros outros, eles vão acreditando em tudo. Ninguém questiona” (sic), assume ele que tinha mentido.
O problema de contar estas histórias, mesmo que para amigos pessoais, é de que o funcionário estava uniformizado na função de agente de trânsito, contando informações inverídicas. Com o compartilhamento destes vídeos, fez com que muitas pessoas acreditassem.
O Departamento de Trânsito de Araucária tomou conhecimento dos vídeos e deu início a investigação por meio de um processo administrativo. O agente foi afastado de suas funções na rua e está desempenhando atividades administrativas.
Em nota o Departamento de Trânsito informou que não compactua com esse tipo de atitude, pois todo e qualquer assunto referente ao trânsito, só podem ser divulgados com a prévia aprovação e autorização do comando.
Confira a nota na íntegra:
“Com referência aos vídeos que estariam circulado pelas redes sociais referentes a um Agente de Trânsito, queremos deixar claro que este Departamento de Trânsito não compactua com esse tipo de atitude, pois todo e qualquer assunto referente ao trânsito, só podem ser divulgados com a prévia aprovação e autorização do comando.
Informamos que já estão sendo tomadas as providências cabíveis para apurar a atitude do servidor e, queremos deixar claro que este Departamento sempre trabalhou com seriedade, transparência e acima de tudo dentro dos preceitos das Leis que regem o Código de Trânsito Brasileiro – CTB e que tal atitude do agente não venha a manchar esse trabalho.
Estamos a disposição para quaisquer dúvidas ou esclarecimentos que se fizerem necessários.”
O agente de trânsito também procurou nossa redação por meio de nota, reconhecendo que o vídeo causou mal estar e que pede desculpas a quem tenha se ofendido. Veja a nota na íntegra:
“Eu, Alex Hrycyna, venho retratar-me com relação ao video vazado de maneira tendenciosa, como forma de esclarecimento a todos que tiveram acesso a este conteúdo. O motorista do veículo está bem não teve grandes ferimentos apenas escoriações leves, a situação já estava controlada, foram prestados todos os serviços básicos a saúde e segurança.
Primeiramente gostaria de informar que nunca e em momento algum tive a intenção de ofender a nenhum dos citados no vídeo, tanto que no vídeo não citei os nomes nem imagens dos envolvidos, no entanto, sou conhecedor do mal estar que o video causou e assim sendo venho por meio desta mensagem pedir desculpas por todo esse grande equívoco e mal entendido. Admiro muito e respeito o trabalho polícia militar, é uma instituição séria que trabalham de forma justa e limpa.
Desta forma, deixo expressa minha retratação por quaisquer injúrias ou difamação divulgados no video em questão. E reforço mais uma vez que em nenhum momento pretendi ofender os envolvidos e nem propagar fake News.
Como cidadão que rege os principios da cordialidade e cidadania deixo expresso meu arrependimento e respeito a todos.”
Da redação