Alimentos não perecíveis, água, material de limpeza, itens de higiene pessoal, cobertores, colchões e colchonetes estão entre os itens prioritários, neste momento, a serem doados ao Rio Grande do Sul. Ainda assim, demais itens, e até mesmo roupas e calçados, continuam sendo bem-vindos.
A Prefeitura de Araucária está arrecadando as doações diretamente na sede da Defesa Civil/Guarda Municipal de Araucária. A organização das doações está sendo feitas por guardas, funcionários da Secretaria Municipal de Segurança Pública e voluntários. Além deste local, o Corpo de Bombeiros também é outro ponto de coleta dessa mesma campanha.
Na tarde de terça-feira, 14 de maio, mais um caminhão saiu da sede da Defesa Civil/GMA com mais de 3,2 toneladas de roupas. Os itens foram encaminhados à Central de Distribuição da Defesa Civil Estadual e serão levados às terras gaúchas ainda nesta semana. Já na manhã desta quarta-feira (15), um caminhão dos Correios veio buscar mais 4 toneladas de roupas infantis e calçados e na tarde de hoje (16) um segundo caminhão dos Correios foi carregado com mais 8 toneladas de itens diversos (água, alimentos não perecíveis, ração e outros itens para animais, produtos de higiene pessoal e produtos de limpeza). Esses veículos dos Correios devem ir amanhã em comboio ao RS.
As doações dos araucarienses, somente pela campanha promovida pela Defesa Civil/GMA e Corpo de Bombeiros, somam quase 85 toneladas e já foram (e estão sendo) distribuídas nos municípios de Santa Cruz, Porto Alegre e Canoas. “Desde a última sexta-feira (10), mais de 10 toneladas de roupas e 2 toneladas de cobertores já saíram de Araucária. Como o clima no RS está frio, estamos trabalhando para que as doações cheguem até lá o mais rápido possível. Isso depende de boa logística e organização e é o que estamos buscando fazer todos os dias”, disse o coordenador da Defesa Civil de Araucária, GM Tokarski.
Pontos de coleta
Os materiais podem ser entregues na sede da Defesa Civil/Guarda Municipal (rua Ângelo Perini, 20 – Estação) e do Corpo de Bombeiros (rua Santa Catarina, 600 – Cachoeira), até 20 de maio, das 8h às 17h.
SMCS