A Guarda Municipal de Araucária (GMA) realizou a formatura de mais 90 guardas municipais que passaram por curso de formação de 6 meses para poder atuar nas ruas. O evento ocorreu no Parque Cachoeira, no sábado (03) e contou com a presença de cerca de mil pessoas, contando os formandos, convidados e autoridades. Quem estava passando pelo local pôde visualizar a cerimônia.
Após o curso de Formação Técnico profissional para Guardas Municipais – CFTPGM2022, será solicitado à Polícia Federal a autorização de porte de arma. Agora são 266 guardas municipais na cidade que devem cuidar do patrimônio público, atuar em rondas e fazer atendimentos aos cidadãos por meio do telefone 153.
De acordo com o diretor da Guarda Municipal, GM Ramos, o aumento do efetivo trará maior cobertura de todas as regiões urbanas e rurais do município reforçando o patrulhamento preventivo realizado por meio das viaturas. Podendo as equipes darem mais apoio também a outros órgãos como Conselho Tutelar, Polícia Civil, entre outros.
Investimento
Araucária tem investido firmemente na área de segurança pública. Além de aumentar o contingente de pessoal, providenciou uniformes novos, coletes balísticos, acessórios, viaturas, armamentos letais e não letais e diversos outros equipamentos para atuação e proteção pessoal. A Secretaria Municipal de Segurança Pública estima investir RS35 milhões este ano na área de segurança pública em Araucária.
Sobre a formação
O curso, sob as diretrizes do Ministério da Justiça, é requisito obrigatório de formação, pois capacita o Guarda Municipal a atuar nas mais diversas situações e ocorrências do dia a dia. Os profissionais foram habilitados em primeiros socorros de urgência (pelo SAMU), em Prevenção e combate à incêndio (pelo Corpo de Bombeiros), em Atendimento à Situações de Maria da Penha pela equipe especializada da GMA, em Controle de Distúrbio Civil, apoio a outros órgãos, legislação e direito penal entre outras matérias. Todo conhecimento trabalhado visa capacitar o Guarda Municipal a estar pronto a atender qualquer situação em prol da defesa do patrimônio, proteção e apoio à população Araucariense.
SMCS