Promover o bem-estar animal, incentivar a adoção responsável e diminuir a população de cães nas ruas, além de desafogar protetoras independentes que estão com canis lotados: esses são alguns dos motivos que levaram a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) a organizar uma feira de adoção de cães que estão sob tutela de protetoras cadastradas em Araucária.
De acordo com a SMMA, a feira acontecerá no Parque Cachoeira, entre os dias 21 a 28 de março, de segunda a sexta das 15 h às 19 h e no sábado e domingo das 13 h às 17 horas. E atenção para o alerta de spoiler, pessoas que queiram ajudar a causa animal e aproveitar para adotar um cãozinho, já podem ir preparando o coração, pois haverá diversos animais no evento – 15 por dia.
Vários protetores independentes cadastrados na SMMA devem participar e já estão sendo procurados para organização do evento. Com mais de 200 animais resgatados, esse é o caso da protetora independente Lenir Aparecida Assis de Souza, de General Lúcio, que atua na causa animal há mais de 15 anos. “Achamos que vai ser uma oportunidade bem boa porque tem bastante circulação de pessoas no parque. A colaboração entre a sociedade civil organizada, comunidade e o governo é fundamental para enfrentar o desafio dos animais abandonados. É um problema de todos”, comenta a protetora responsável pelo perfil nas redes sociais Salvando Dogs.
Guarda responsável
Os animais serão doados apenas mediante assinatura de termo de responsabilidade, ato extremamente importante, pois define cláusulas que estabelecem compromissos ao adotante e servem de garantia de que o animal terá seu bem-estar e suas necessidades básicas atendidas pelo adotante
A guarda responsável vai muito além de apenas fornecer comida e um espaço para os animais dormirem. Ela consiste em um conjunto de medidas básicas que devem ser seguidas pela família ou responsável que decida ter um animal de estimação. A prática da guarda responsável implica no comprometimento do tutor em garantir a saúde física e mental, a segurança e o bem-estar do novo membro da família. Além disso, esse cuidado evita problemas para toda a sociedade.
Nesse sentido, é importante lembrar que castrar os pets ajuda a controlar a superpopulação de animais nas ruas e pode evitar algumas doenças para eles. Outra questão a se considerar é de que deixar os animais “darem uma voltinha pela quadra sozinhos”, pode comprometer a segurança deles e de outras pessoas na rua, havendo risco de acidentes de trânsito, intoxicação por ingestão de veneno, disseminação de doenças etc. Ou seja, passeios, apenas com o dono e com uso de guia e, dependendo do porte, com focinheira. Jamais abandonar! Lembre-se, adotar é um ato de amor, mas também requer responsabilidade e consciência. Seja um tutor responsável e proporcione uma vida feliz ao seu novo companheiro de 4 patas, visite a Feira de Adoção de Cães!
SMCS