Bombeiros do Paraná embarcam para socorrer vítimas do terremoto na Venezuela

Redação Rádio Plug
2 min. de leitura
Foto: Divulgação / Parana.pr.gov.br

A equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) integrou a missão brasileira de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC) e embarcou por volta das 13h desta sexta-feira (26) da Base Aérea de São Paulo, localizada em Congonhas, com destino à Venezuela. O país sul-americano vem enfrentando as graves consequências de um terremoto que atingiu a região na quarta-feira (24).

O CBMPR enviou um total de dez bombeiros militares, dois cães de busca e aproximadamente quatro toneladas de equipamentos para compor a missão BREC. Os bombeiros fizeram o embarque na quinta-feira (25), divididos em dois grupos que partiram de Curitiba e Guarapuava, respectivamente, rumando para São Paulo, onde se reuniram aos demais membros da missão.

Esta missão é composta por bombeiros militares não apenas do Paraná, mas também do São Paulo e de Minas Gerais, além de equipes de apoio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e profissionais da área da saúde, totalizando 44 integrantes preparados para atuar.

A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável pelo transporte das equipes fará uma escala em Boa Vista (RR) para reabastecimento antes de seguir viagem rumo à Venezuela. O tempo estimado de deslocamento é de cerca de seis horas, mas pode sofrer alterações em decorrência de ajustes operacionais necessários.

Ao chegarem ao país, as equipes se dedicarão à instalação da base de operações, que incluirá a montagem de acampamento e a estruturação de apoio logístico necessária. Simultaneamente, o comando da missão se apresentará ao Centro de Comando de Operações local, onde receberá as instruções iniciais e definirá a área de atuação. A expectativa é que os trabalhos de busca e resgate comecem ainda na noite de sexta-feira (26) ou nas primeiras horas da madrugada de sábado (27), sem interrupções.

  • PMPR reforça segurança na Tríplice Fronteira com a Companhia de Choque
  • Paraná e mais 4 estados vão unificar dados sobre desastres para fortalecer ações integradas

Fonte:: parana.pr.gov.br

Anúncios
Compartilhe este artigo