Começou na noite desta sexta-feira (28), no Centro Universitário Unifacear, a XVI Conferência Municipal de Saúde – evento que até domingo (30) reúne representantes da comunidade, profissionais e gestores da Saúde para fazer um diagnóstico, debater a situação e definir os rumos da saúde pública na cidade.
A anfitriã foi a secretária municipal de Saúde, Renata Botogoski, que abriu os trabalhos lembrando que a CONFEMUSAR é a consolidação do trabalho de 16 conferências locais, realizadas em todas as regiões de Araucária ao longo de fevereiro. “Foram feitas muitas propostas e sugestões para aprimorar o serviço de Saúde, que foram compiladas e trazidas para a discussão aqui”, destacou. “E eu me sinto privilegiada por, aos 87 dias de administração, participar da abertura e vivenciar a CONFEMUSAR.”
E prosseguiu: “A saúde de amanhã, a gente discute hoje. Para termos uma saúde de qualidade, precisamos debater, discutir, planejar e organizar as propostas nessa área, e aqui fazemos isso juntos, reunindo usuários, gestores, trabalhadores e representantes da sociedade civil. Dessa forma, conhecendo as realidades e demandas de cada região e ouvindo diferentes atores, temos mais força para enfrentar os desafios e construir uma saúde pública de qualidade”, arrematou.
O prefeito Gustavo Botogoski também marcou presença, e fez questão de assistir a todas as apresentações. Em seu discurso, ele definiu a conferência como “um momento fundamental para o fortalecimento da nossa democracia e da saúde pública”: “As Conferências Municipais de Saúde são espaços valiosos. Aqui, usuários do SUS, profissionais da saúde, gestores e representantes da sociedade civil se reúnem com um único propósito: melhorar o sistema de saúde da nossa cidade”, resumiu. “E o tema deste ano, Consolidação da Política Pública Municipal de Saúde, não podia ser mais pertinente. Estamos em um momento crucial, em que precisamos fortalecer o que deu certo e corrigir o que precisa avançar.”
“Como prefeito, acredito que saúde se faz com escuta ativa, gestão eficiente, ajuda da tecnologia, acolhimento e, acima de tudo, participação social. Esta conferência representa exatamente isso: a participação ativa das pessoas na definição dos rumos da saúde pública na nossa cidade”, acrescentou. “Nosso compromisso é com uma saúde mais forte, mais ágil e mais próxima da realidade de quem mais precisa. Estamos investindo em equipamentos, formação de profissionais, acolhimento e repensando o uso eficiente das nossas unidades e recursos.”
Além da secretária municipal de Saúde e do prefeito de Araucária, a mesa de honra do evento foi composta pelo diretor de controle externo do Tribunal de Contas do Paraná, João Alberto Maciel; por um representante do Conselho Estadual de Saúde, Nelson Knob; pela vice-prefeita de Araucária, Tatiana Assuiti; pela presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria Margarida Frontal Queiroz; e pelo presidente da Câmara Municipal de Araucária, Pastor Eduardo Castilhos.
Após as saudações iniciais e uma bela homenagem em memória da conselheira Cláudia Gomes Sant’Anna, tiveram início as apresentações propriamente ditas. Na primeira, a assessora do Departamento de Vigilância em Saúde de Araucária, Alexsandra Tomé, apresentou um painel bastante completo, cheio de dados sobre a situação atual da saúde pública em Araucária.
Na sequência foi a vez de o auditor de Controle Externo do TCE, João Alberto Maciel, fazer uma exposição apresentando as principais ações do tribunal e a forma com que elas se relacionam com a área da saúde. Por fim, quem encerrou a programação do primeiro dia foi o presidente da Câmara Técnica de Saúde Pública do Estado do Paraná, Anderson Iacer Bueno, que deu uma consistente aula magna sobre a história da criação do Sistema Único de Saúde (SUS).
A programação segue até domingo (30) na Unifacear, que fica na Avenida das Araucárias, 3.803 – Thomaz Coelho. Confira o cronograma dos últimos dois dias:
29/03/2025:
08h: Credenciamento continua até o final da leitura do regimento
08h30: Leitura do regimento
09h: Grupos de trabalho
16h: Plenária dos segmentos para eleição das entidades para a Gestão 2026/2029 do COMUSAR
30/03/2025:
08h: Recepção e Coffee
08h30: Plenária final
13h: Homologação das entidades para a Gestão 2026/2029 do COMUSAR.
SMCS