O verão, com suas altas temperaturas e maior tempo ao ar livre, exige cuidados especiais com a saúde, principalmente do coração. Afinal, durante as férias podemos abusar no consumo de alimentos fritos e bebidas, um problema que eleva o risco de doenças cardíacas.
De acordo com o cardiologista e médico da família da Clínica São Vicente, Dr. Rafael Petracca, a hidratação seria o primeiro ponto a ser mencionado. Com as altas temperaturas, o nosso corpo precisa de um esforço extra para manter a temperatura corporal regulada, e a principal forma de ajudar o organismo nessa tarefa é através da hidratação. A água ainda repõe os sais minerais eliminados através do suor, aumenta nossa resistência física especialmente durante as atividades físicas, melhora o funcionamento dos rins, além de manter a pele hidratada e com aspecto saudável.
Outro cuidado muito importante nesse período é em relação à alimentação. É muito comum, durante o verão, aumentarmos o consumo de alimentos mais calóricos e menos nutritivos. Afinal, a estação convida a momentos de lazer, churrascos com amigos e familiares. A leveza dos dias de férias ou até mesmo uma folga em família, nos fazem relaxar e acabamos cometendo excessos alimentares.
Dr. Rafael comenta que um dos maiores vilões nesse período é o açúcar. Apesar de sermos tentados por sobremesas geladas e outras delícias repletas desse ingrediente, é fundamental entender os impactos do seu consumo excessivo.
“Doces como pudim, pavê, doces em geral deve-se evitar ou tentar ingerir em menor quantidade. O ideal é que a pessoa busque por outras alternativas, substituindo o doce tradicional por outras opções mais saudáveis como por exemplo, frutas.”
Esta época também é um período em que se pode iniciar ou intensificar as atividades físicas. Como muitas pessoas estarão com a demanda no trabalho reduzida ou até em período de recesso, o ideal seria utilizar esse período para além do lazer, compensar a ausência de atividade ao longo do ano.
A busca pelo equilíbrio é essencial para aproveitarmos todas as delícias do verão sem prejudicar a saúde do nosso coração. Ao encontrar esse ponto ideal, podemos desfrutar de momentos de lazer sem deixar de lado os cuidados com a saúde.
“Para a pessoa que já tem um acompanhamento frequente, os exames estão em dias e os resultados estão bons, pode sim como uma eventualidade desfrutar desses dias, mas lembrando de sempre de ter equilíbrio nas escolhas tanto dos alimentos quanto nas bebidas para se evitar os excessos.”
Dr. Rafael complementa que manter uma rotina de hábitos saudáveis continua sendo o melhor planejamento para qualquer período do ano. Segundo o Dr. Uma alimentação equilibrada, a prática de atividade física, uma rotina menos estressante e estar ao lado das pessoas que ama ainda são a melhor forma de prevenção de muitos problemas de saúde, inclusive os do coração.
Lembre-se: pequenas mudanças no estilo de vida podem fazer uma grande diferença a longo prazo. Consulte seu médico cardiologista regularmente e siga as recomendações para ter um verão saudável e feliz.
DR. RAFAEL PETRACCA PISTORI – Cardiologista – CRM/PR 24892