Vivenciando a sua melhor sequência de invencibilidade na atual temporada, o Athletico alcançou o posto de equipe com o melhor aproveitamento em todo o futebol brasileiro após a Copa do Mundo de 2026. Sob a batuta do técnico Odair Hellmann, o Furacão embalou resultados expressivos que o catapultaram para o topo dos clubes nacionais no segundo semestre.
No período recente, o time paranaense somou três vitórias fundamentais — superando São Paulo e Internacional pelo Campeonato Brasileiro, além do triunfo sobre o Vitória no compromisso válido pela Copa do Brasil —, além de um empate de muita importância conquistado fora de casa contra o Corinthians, também pelo Brasileirão.
De acordo com os números compilados pelo Sofascore, o Rubro-Negro registra um índice impressionante de 83,3% de aproveitamento. Com esse desempenho, a equipe de Curitiba superou concorrentes diretos na parte de cima da tabela geral, como o Botafogo, que aparece logo atrás com 77,8%, e o Palmeiras, atual líder da Série A, que mantém 75% de aproveitamento no recorte. Completando o grupo dos cinco melhores desempenhos desde a retomada do calendário estão o Mirassol, com 66,7%, e o Cruzeiro, que apresenta 58,3%.
O momento vivido pela equipe tem agradado à comissão técnica, que enxerga evolução constante no modelo de jogo. “Depois da Copa do Mundo, a gente melhorou. Vou cobrar e trabalhar muito para que a gente continue porque isso pode nos dar coisa boa”, declarou Odair Hellmann logo após o triunfo sobre o Vitória na Copa do Brasil.
A avaliação do treinador encontra respaldo na estatística que mais preocupava a torcida e a diretoria no primeiro semestre: o desempenho como visitante. A dificuldade longe de seus domínios foi sanada de forma imediata neste segundo momento do ano. Nos dois compromissos mais recentes realizados longe de Curitiba, o time obteve uma vitória de virada sobre o São Paulo e um empate diante do Corinthians. Considerando também o último desafio antes da paralisação para o Mundial — quando bateu o Remo em Belém —, o retrospecto recente fora de casa aponta duas vitórias e um empate nos últimos três embates.
Odair Hellmann em Athletico x Vitória. (Foto: Geraldo Bubniak/Icon Sport).
Outra transformação significativa ocorreu na dinâmica ofensiva da equipe dentro das quatro linhas. O Furacão reduziu a dependência exclusiva do centroavante colombiano Kevin Viveros. Embora o atacante continue exercendo um papel crucial no esquema tático e mantendo seu protagonismo — como evidenciado na assistência precisa para o gol marcado por Dudu Kogitzki contra o Vitória —, ele tem sido acionado com menor frequência em comparação ao início da temporada.
Essa descentralização das jogadas ofensivas decorre tanto da evolução técnica de jogadores como Leozinho, João Cruz e o próprio Dudu quanto da mudança de postura adotada pelos adversários ao enfrentarem o clube paranaense.
“Os adversários estão mudando a forma de nos marcar. No início do ano e do campeonato, uns pressionavam alto, deixavam mais as costas e mais liberdade. Agora já estão baixando mais o bloco, botando um jogador a mais para defender profundidade. Temos que criar alternativas para que tenha uma progressão através desse jogo associativo”, analisou Odair sobre as barreiras impostas pelos rivais.
“Merecíamos mais”: Athletico foca na decisão da Copa do Brasil
Com o moral elevado pelo bom momento, o Furacão direciona suas atenções para o confronto de volta das oitavas de final da Copa do Brasil contra o Vitória, agendado para a próxima quinta-feira (6), às 20h, no Estádio Barradão, em Salvador. Muito embora traga na bagagem a vantagem de poder empatar ou até mesmo perder por margem mínima de um gol graças ao resultado de 2 a 0 construído no primeiro duelo, o comandante rubro-negro demonstrou certo inconformismo por não ter ampliado o marcador em Curitiba.
João Cruz abriu o placar para o Athletico contra os baianos. (Foto: Geraldo Bubniak/Icon Sport).
“Foi uma partida sólida, consistente e, na minha opinião, merecíamos até um placar maior. O 3 a 0 seria o justo no jogo de hoje. O resto, a equipe esteve sólida, agressiva e com qualidade”, avaliou o técnico.
Caso confirme a classificação em Salvador, o Athletico assegurará a sua presença entre os oito finalistas da Copa do Brasil pela quinta temporada consecutiva, consolidando a marca de 16 participações nas quartas de final da história do torneio nacional. Anteriormente, o clube chegou a essa fase nas edições de 1992, 1997, 1999, 2001, 2007, 2011, 2012, 2013, 2017, 2019, 2021, 2022, 2023, 2024 e 2025.
Agenda: veja os próximos jogos do Athletico
- Vitória x Athletico: 06 de agosto (quinta-feira), às 20h, no Barradão, em Salvador;
- Santos x Athletico: 09 de agosto (domingo), às 18h30, na Vila Belmiro, em Santos;
- Athletico x Red Bull Bragantino: 15 de agosto (sábado), às 18h30, na Arena da Baixada, em Curitiba.
Fonte:: umdoisesportes.com.br




