Ex-promessa do Athletico brilha e marca logo na estreia pela Premier League

Redação Rádio Plug
4 min. de leitura
Emersonn marcou pelo Ipswich Town. (Foto: Repro...

O atacante Emersonn, revelado nas categorias de base do Athletico, teve um início dos sonhos no futebol inglês. Precisando de apenas 24 minutos em campo, o jovem de 22 anos balançou as redes em sua estreia oficial pelo Ipswich Town na Premier League, ajudando sua nova equipe a conquistar uma vitória importante por 2 a 1 sobre o Sunderland, em partida realizada no Estádio Portman Road, na Inglaterra.

O lance do gol nasceu de uma roubada de bola no meio-campo protagonizada pelo paraguaio Julio Enciso, também recém-contratado pelo clube. Enciso avançou em velocidade até a grande área e serviu o brasileiro, que teve apenas o trabalho de empurrar a pelota para o fundo das redes. O Sunderland chegou a empatar o confronto na primeira etapa com Nilson Angulo, mas os donos da casa asseguraram os três pontos graças a um tento marcado por Jack Clarke já nos acréscimos do segundo tempo.

Ascensão meteórica no futebol europeu e valores envolvidos

A transferência de Emersonn para o Ipswich Town movimentou cifras expressivas no mercado da bola internacional. De acordo Graças ao mecanismo de solidariedade da FIFA, o Athletico Paranaense tem direito a uma fatia de 2,5% dessa transação, o que pode render cerca de R$ 4,72 milhões aos cofres do clube paranaense caso todas as metas estipuladas em contrato sejam atingidas.

A valorização do atleta no Velho Continente aconteceu de forma acelerada. Na última temporada defendendo o Toulouse, o centroavante acumulou oito gols e três assistências em 32 partidas disputadas, terminando como o vice-artilheiro da equipe na Ligue 1 e desempenhando um papel fundamental para garantir a permanência do clube francês na elite do campeonato nacional.

A passagem apagada pelo CT do Caju e a saída rápida

Apesar do sucesso recente nos gramados europeus, a trajetória de Emersonn com a camisa rubro-negra não deixou saudades na maior parte da torcida. O jogador chegou ao CT do Caju em 2016 e passou por praticamente todas as divisões de base do Furacão, desde a categoria sub-13 até alcançar o elenco profissional.

No entanto, a única temporada em que recebeu oportunidades reais no time principal foi em 2024, ano marcado pelo rebaixamento do clube para a Série B do Campeonato Brasileiro. Lançado sob pressão na reta final daquela campanha, sob o comando do técnico argentino Lucho González, o atacante disputou 13 partidas — sendo apenas duas como titular — e não conseguiu marcar nenhum gol, acabando por ficar marcado negativamente perante parte dos torcedores.

Diante da reformulação estrutural planejada para a temporada seguinte, a diretoria optou por negociar o atleta em 2025. Na ocasião, Emersonn foi vendido ao Goztepe, da Turquia, por 1,78 milhão de euros. O clube turco, contudo, lucrou rapidamente com a rápida adaptação e valorização do brasileiro: após anotar dois gols em 20 jogos, o centroavante foi repassado ao Toulouse por 3,2 milhões de euros, rendendo um bom lucro aos cofres turcos em apenas nove meses.

Para o Athletico, a saída também garantiu um alívio financeiro posterior, já que o Furacão havia conservado 20% dos direitos econômicos do jogador, porcentagem que gerou cerca de R$ 4,5 milhões na época da venda para o futebol francês, somando-se agora aos valores referentes ao mecanismo de solidariedade. Antes de selar sua ida para o futebol inglês, o jovem centroavante também teria despertado o interesse de clubes tradicionais como Mônaco, Real Sociedad e Bayer Leverkusen.

Fonte:: umdoisesportes.com.br

Anúncios
Compartilhe este artigo