Por meio de um programa federal “Siga Antenado”, vinculado à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Araucária está na lista de municípios em que famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), e que assistam TV por meio de antena parabólica convencional, podem trocar o equipamento por um kit gratuito da nova parabólica digital. Esta ação não tem relação direta com a Prefeitura nem com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). O contato deve ocorrer por meio do site do programa (https://sigaantenado.com.br/) ou do 0800-729-2404.
É importante esclarecer que o benefício vale apenas para inscritos em programas sociais federais e que façam uso de antena parabólica convencional (devidamente instalada e conectada à TV). A mudança desse tipo de antena se faz necessária em decorrência da frequência que passará a ser utilizada para o sinal 5G de telefonia. As famílias beneficiadas receberão um kit gratuito com antena digital e que será instalado gratuitamente na residência com atendimento agendado. Para o agendamento desses kits será preciso fornecer o número do CPF ou do Número de Identificação Social (NIS) do responsável familiar.
De acordo com informações do programa, o novo equipamento a ser instalado (parabólica digital) na casa das famílias contempladas deve garantir, entre outras vantagens, imagem mais nítida, som de melhor qualidade e a oferta de canais continuará sendo gratuita.
Importante
A Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social/CRAS, não tem acesso sobre o banco de dados das famílias utilizado nesse programa federal de troca gratuita de antenas. Questões pontuais, bem como dúvidas, devem ser resolvidas pelo interessado diretamente via site e o telefone 0800 já informados no texto.
Quem precisa comprar?
Já quem não está inscrito em programas sociais do Governo Federal, mas usa antena parabólica convencional para assistir TV aberta precisará adquirir novos equipamentos para continuar recebendo o sinal de TV (com melhor qualidade de áudio e vídeo). Segundo o programa, “já existem kits com a nova parabólica digital, conversor e cabos disponíveis no mercado e podem ser comprados em lojas de varejo na sua cidade ou através das lojas on-line dos fabricantes”.
Não muda
Quem possui antena de TV externa (instalada no telhado), antena interna (instalada ao lado da TV) ou antena de TV por assinatura não precisará fazer nada porque nada mudará sobre a transmissão dos canais para essas situações.
SMCS