Na madrugada desta sexta-feira (03) a Guarda Municipal de Araucária (GMA) prendeu o filho do secretário municipal de Governo, Genildo Carvalho, que segundo o boletim de ocorrência dirigia alcoolizado quando teria jogou seu veículo em direção a guarda.
A equipe da GMA estava realizando uma abordagem na rua João Antonio Xavier, quando perceberam um veículo Renault Kwid branco vindo em alta velocidade, freando bruscamente no semáforo, arrastando os pneus. Em seguida o veículo arrancou em direção a equipe da guarda.
Como o carro tinha insulfilm escuro, que não possibilitava a visualização do motorista, a GMA deu voz de abordagem, no entanto o condutor não obedeceu e jogou o veículo em direção a um dos guardas que estava na rua. Ao perceber a aproximação que colocava a vida do guarda em risco foi efetuado um disparo para tentar parar o carro.
Ao parar o carro foi constatado de que se tratava de Genildo Pereira Carvalho Filho, filho do atual secretário municipal de Governo, da gestão Hissam.
Segundo os guardas, ao sair do carro Genildo Filho apresentava odor etílico e falava de maneira arrastada. Foi então realizado o bafômetro que teve o valor de 0,71 MG/L e valor considerado de 0,65 MG/L, confirmando que estava dirigindo alcoolizado.
Foi então dado voz de prisão e encaminhado para a Delegacia de Polícia de Araucária para os procedimentos cabíveis. Segundo o registro não foi utilizado algemas.
Procurado, o secretário Genildo Carvalho emitiu uma nota falando sobre o assunto. Veja na íntegra.
“Como pai, é com tristeza que escrevo esta nota de esclarecimentos. Primeiramente, gostaria de enaltecer a conduta exemplar da Guarda Municipal de Araucária, uma instituição de homens e mulheres que cumprem com dedicação e responsabilidade a missão de servir e proteger a população.
Infelizmente, meu filho Genildo Carvalho Filho, de 26 anos, foi detido pela Guarda Municipal na noite de quinta-feira, 2 de março, por dirigir embriagado. Passou a madrugada na delegacia onde prestou depoimento ao delegado de plantão e assumiu a responsabilidade pelos atos. Como pai estarei ao seu lado garantindo que ele terá o apoio necessário para se defender durante o processo, entretanto não concordo nem compactuo com as suas ações.
Reafirmo aqui meu apoio e independência das instituições parabenizando a Guarda Municipal de Araucária e aos profissionais que atuaram no episódio, ressaltando sua importante função na preservação da segurança e da ordem pública, bem como a liberdade da imprensa para noticiar os acontecimentos de forma clara e transparente.”
Da redação