A usuária do facebook Maria Eduarda divulgou na manhã desta sexta-feira (31) um vídeo onde mostra os funcionários do Cemitério Municipal Jardim Independência, em Araucária, gravando a exumação de um corpo. Durante a exumação eles gravam, tiram fotos com o corpo e riem comparando com um dos funcionários.
Maria Eduarda comenta indignada a falta de respeito. “Vim aqui divulgar meu desespero quando recebi isso, ate quando vamos sofrer esse tipo de desrespeito? Nem após a morte temos descanso esses homens são funcionários do CEMITÉRIO INDEPENDÊNCIA em Araucária, podemos ver que pelo jeito nunca perderam um ente querido pelo desrespeito e crueldade nesse video desses monstros!!!!
É impossível não ser tomado nenhuma providência diante desse vídeo!!!!!”
Não se sabe a data do vídeo. Veja o vídeo divulgado nas redes sociais:
Procurada a prefeitura do município de Araucária emitiu a seguinte nota:
“NOTA OFICIAL
A Prefeitura de Araucária recebeu com indignação o vídeo compartilhado em rede social referente a um processo de exumação no Cemitério do Jardim Independência. Faz-se necessário esclarecer que o serviço de exumação é algo recorrente e, deste modo, não há questionamentos, desde que seja conduzido de maneira profissional. Como o vídeo demonstra uma postura inadequada e insensível por parte dos autores, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SMMA), prontamente entrou em contato com a empresa responsável pelos trabalhadores para que tomasse as devidas providências. De acordo com a empresa, o ato mostrado no vídeo foi “muito grave” e os funcionários que aparecem no vídeo foram afastados e deverão ser demitidos por justa causa. A empresa ainda respondeu à SMMA que será registrado um boletim de ocorrência na Polícia Civil e que o funcionário que gravou o vídeo também será responsabilizado.
Tal ato de gravação e divulgação da imagem demonstra desrespeito à memória de uma pessoa, bem como desrespeita as famílias enlutadas, e precisa ser repudiado por todos. Lembramos ainda que quem compartilha esse tipo de imagem/vídeo incorre no mesmo crime, sendo passível de responder judicialmente, já que colabora com a disseminação de conteúdo impróprio. Quando a ideia é denunciar uma postura inadequada de servidores ou terceirizados, dentre os meios disponíveis, o mais adequado é a Ouvidoria Geral da Prefeitura (com garantia de anonimato), através do site https://araucaria.atende.net/autoatendimento/servicos/ouvidoria-municipal/ ou telefone 0800-643-1550.
A Prefeitura se solidariza com todos por esse episódio triste.”
A prefeitura comentou ainda que a equipe pode fazer foto durante a exumação, mas apenas com objetivo de registrar/comprovar a execução do serviço.
Da redação