Na manhã desta terça-feira (11), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná (MP-PR), cumpriu mandados de busca e apreensão no gabinete do deputado estadual Samuel Dantas (Solidariedade) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
A operação faz parte da “Operação Janus”, que investiga supostos crimes de concussão e peculato, a investigação apura a prática de concussão, quando um funcionário público, de acordo com o Ministério Público, exige dinheiro ou vantagens indevidas, e peculato, que envolve o desvio de dinheiro público para benefício próprio ou de terceiros.
A operação foi autorizada pelo Tribunal de Justiça do Paraná e contou com o apoio do Gabinete Militar da Assembleia, que acompanhou os membros do Gaeco durante o cumprimento dos mandados. Em nota, a Alep informou que os mandados foram cumpridos sem nenhuma intercorrência.
O deputado Samuel Dantas, que está em seu primeiro mandato parlamentar, não se manifestou sobre a operação até o momento. A investigação segue em andamento e está sob sigilo absoluto.