Quem não faz parte de um grupo de whatsapp? Temos o grupo da família, do trabalho, dos amigos, da academia e atualmente vem se tornando comum os grupos comunitários. Neles os cidadãos, juntamente com as autoridades policiais, têm um objetivo comum: trabalham juntos para identificar e resolver problemas ligados à violência urbana como furtos, drogas, desordens e até mesmo a decadência dos bairros.
Esse foi o caso de um grupo comunitário de whatsapp da região de Araucária, que vem realizando um trabalho importante para a comunidade, com resultados que auxiliam muito na segurança da região. Já foram realizadas apreensões de veículos roubados e de pessoas, isso tudo através do grupo de whatsapp.
Administrador
Fabiano Dolata, Guarda Municipal de Araucária, exerceu sua função por um período considerável na zona rural, por esse motivo possui muito conhecimento com as pessoas, o que o fez se tornar administrador de diversos grupos comunitários de whatsapp. Segundo Dolata são escolhidas pessoas “chaves” para serem administradores, juntamente com ele, dos grupos: diretores de escolas, líderes religiosos e comunitários que ficam encarregados de adicionar os moradores dos bairros no grupo.
“Esses grupos têm bons resultados, já teve apreensão de veículos, apreensão de pessoas com mandado de prisão”, afirmou Dolata ao relatar a importância desses grupos.
Caso o cidadão não faça parte de um desses grupos, procure se informar com seu líder religioso, comunitário ou até mesmo com os diretores das escolas e faça parte, pois esses grupos fazem a grande diferença no quesito segurança no bairro.
Por Camila Moreira | Jornalista do Jornal da Plug