A Guarda Municipal de Araucária (GMA) adquiriu duas novas caminhonetes Nissan Frontier que serão utilizadas pelo novo grupo que será formado para atuação em Rondas Ostensivas Municipais (ROMU). Esse grupo atuará de maneira semelhante ao antigo Grupo de Apoio Tático (GAT), porém a nomenclatura agora utilizada será ROMU, conforme padronização nacional sugerida pelo regulamento das Guardas Municipais.
O ROMU circulará pelos bairros e será responsável por patrulhamentos táticos, dando apoio às outras viaturas em ações que exijam preparo para determinadas situações. Essa equipe deverá ter condutas especificamente ostensivas, parecidas inclusive com grupos táticos da Polícia Militar, tais como a ROTA (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) e o BOPE (Batalhão de Operações Especiais), uma vez que são equipadas com armas longas (de maior calibre).
Pelo teor do trabalho diário, além de uma capacitação diferenciada, os profissionais do grupo deverão passar por treinamento constante e mais intenso do que os outros guardas municipais, tanto físico, quanto de tiro e de normativa de condutas. A primeira turma do ROMU em Araucária formará cerca de 25 guardas (5 equipes com 4 profissionais e 1 equipe de suplentes). Somente após a capacitação os guardas estarão aptos para integrar o ROMU e circularão com as novas viaturas, fato que deve ocorrer a partir de março deste ano.
Recursos
Para aquisição das caminhonetes, houve R$225 mil de investimento municipal e R$400 mil proveniente de emenda parlamentar.
Redação