Uma equipe da Guarda Municipal de Araucária (GMA) salvou a vida de um bebê de colo que se engasgou enquanto estava em um ônibus do TRIAR, no centro da cidade, na tarde da última quinta-feira (3). O incidente ocorreu por volta das 16h, quando a mãe, Kauana Gonçalves Borba, percebeu que a criança estava em risco de sufocar. Desesperadas, as pessoas que estavam no local pediram ajuda às autoridades.
De acordo com testemunhas, a equipe da GMA chegou rapidamente ao local, em menos de três minutos após a solicitação, e imediatamente iniciou a manobra de Heimlich adaptada para bebês. A ação eficiente dos guardas municipais permitiu que o bebê voltasse a respirar normalmente. Após este primeiro atendimento, o bebê foi levado ao Pronto Atendimento Infantil, onde passou por uma avaliação. Segundo a GMA, felizmente, a criança está bem e se recuperou do susto sem maiores complicações.
Santilio Gonçalves, morador da região do Campina da Barra, estava presente no momento do resgate e se emocionou com a rapidez e o profissionalismo da equipe: “As pessoas ao redor estavam nervosas e não sabiam o que fazer. Os profissionais agiram como anjos da guarda”, relatou, e contou que posteriormente enviou um áudio para a Guarda, agradecendo pela ação.
O atendimento à ocorrência destaca a importância do treinamento contínuo das forças de segurança no atendimento a situações de risco, como o engasgo infantil, que exigem rapidez e precisão para salvar vidas.
SMCS