Pensando no futuro!
A empresa chinesa Tianma Microelectronics apresentou dois novos painéis para notebooks durante os eventos Client Ecosystem Symposium e Edge Solution Summit 2026, que ocorreram em Xangai. Esses painéis têm foco em eficiência energética e integração com as plataformas Intel.
Os protótipos, que são voltados para o design de futuros AI PCs, combinam tecnologias de toque In-cell com faixas de atualização variável, ajustando-se ao tipo de conteúdo exibido na tela. Essa abordagem permite que o consumo de energia seja reduzido em momentos de visualização de imagens estáticas.
Vale destacar que a tecnologia de toque In-cell possibilita a inserção dos sensores capacitivos diretamente nas camadas do painel, eliminando a necessidade de um vidro extra. Essa fusão resulta em telas mais finas, leves e brilhantes, além de mitigar reflexos e proporcionar respostas mais rápidas e precisas ao toque do usuário.
O primeiro modelo apresentado foi desenvolvido utilizando a arquitetura Razor Lake, a qual é a sucessora da ainda inédita Nova Lake. Isso projeta um horizonte de 1 a 2 anos para a chegada de produtos que utilizem essa tecnologia inovadora.
Como o toque e a atualização variável se integram nos novos painéis
O display de 14 polegadas, que foi o primeiro modelo exposto, apresenta resolução de 2.8K e utiliza tecnologia de processo LTPS. A função ITST da Intel faz a gestão conjunta do módulo tátil e da taxa de atualização. Quando o sistema detecta uma imagem estática, a frequência do painel é diminuída para 30 Hz, desativando a entrada por toque e permitindo uma diminuição automática do consumo de energia.
Para reativar as funções de toque, basta que o usuário interaja com qualquer dispositivo de entrada, como mouse ou teclado, ou utilize reconhecimento de gestos por câmera. Assim que a interação é detectada, a tela retorna para 120 Hz e o sensor tátil é religado.
Além disso, a entrada para caneta stylus atinge um nível de alta precisão, sendo o chip driver LTDI 2MUX responsável pelo controle da resposta ao toque e pela estabilidade do sinal.
O alcance da economia de energia com 1 Hz em painéis de 16 polegadas
O segundo modelo apresentado pela fabricante chinesa possui uma tela de 16 polegadas WQ, construída com tecnologia oxide, e alterna entre 1 Hz e 120 Hz conforme o uso. Durante a leitura de documentos ou exibição de apresentações, a taxa de atualização reduz para 1 Hz, diminuindo drasticamente o consumo de energia do backlight. Em situações de reprodução de vídeos ou jogos, a taxa retorna para 120 Hz.
Painéis que possuem funcionalidade semelhante já estão sendo empregados em sistemas Dell XPS, que são baseados na arquitetura Panther Lake. A meta para as próximas inovações é atingir a marca de 0,1 Hz.
| Especificação | Painel de 14 polegadas | Painel de 16 polegadas |
|---|---|---|
| Resolução | 2.8K | 2560×1600 (WQ) |
| Faixa de atualização | 30 Hz a 120 Hz | 1 Hz a 120 Hz |
| Tecnologia do painel | LTPS | Oxide |
| Estrutura de toque | In-cell Touch | |
| Suporte a caneta | Stylus de alta precisão | |
| Chip de controle tátil | LTDI 2MUX | |
| Função Intel associada | ITST (gestão de toque e refresh) | |
| Brilho máximo | 500 nits | |
| Contraste | 2000:1 | |
| Cobertura de cor | 100% DCI-P3 | |
| Modo de consumo mínimo | 30 Hz com touch desligado | 1 Hz com backlight reduzido |
| Plataforma de referência | Intel Razor Lake |
Por fim, vale destacar que o painel de 16 polegadas oferece brilho de 500 nits, contraste de 2000:1 e cobertura de 100% da gama DCI-P3. O design do backlight é otimizado para conteúdo estático em modo de 1 Hz, garantindo legibilidade e priorizando a autonomia da bateria.
Qual sua opinião sobre essas inovações? Compartilhe seu ponto de vista e continue acompanhando as últimas notícias de tecnologia.
Fonte:: adrenaline.com.br




