Araucária é de longe a cidade que mais gera empregos no Paraná. Setembro ainda nem chegou na metade, e o município já preencheu 658 vagas – quase o dobro (191,8%) da meta estabelecida para o mês inteiro, que era de 343 empregos formalizados.
Este resultado levou Araucária pela primeira vez ao topo do ranking de geração de empregos entre todas as 217 agências paranaenses do SINE (Sistema Nacional de Emprego) – muito à frente da segunda colocada, Pato Branco, que gerou 318 empregos. Os dados são do Núcleo Regional do Trabalho de Curitiba, vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, que coordena o SINE no Estado.
O desempenho foi tão impressionante que o superintendente do Núcleo – –, Alexandre David de Lara, fez questão de ligar na tarde desta sexta-feira (12) para cumprimentar o prefeito Gustavo Botogoski e o secretário interino de Trabalho Emprego, Edison Roberto da Silva – o “Coruja”.
“Araucária já vinha registrando um aumento constante nos empregos gerados. Ficou em 15.º lugar em maio, subiu para 13.º em junho, em julho era 12.º, subiu para 9.º em agosto e agora saltou para o primeiro lugar disparado”, comentou Alexandre de Lara. “Para vocês terem uma ideia, a meta de vocês para o mês inteiro era preencher 343 vagas, ainda é dia 12 e vocês já geraram 658 empregos. Estão todos de parabéns!”
O prefeito agradeceu ao representante do SINE no Governo do Estado, e mencionou algumas medidas que têm sido adotadas no município na questão do emprego: “Ficamos muito felizes com este resultado, é uma prova de que Araucária, um dos maiores polos industriais do Sul do Brasil, está retomando o seu protagonismo. Vamos tornar o nosso plano diretor mais flexível para atrair novos investimentos e gerar mais empregos, eu e o pessoal da Secretaria Municipal de Trabalho Emprego (SMTE) temos feito visitas constantes às empresas, investido na capacitação da mão-de-obra com cursos de qualificação, feito mutirões constantes nos terminais e outros equipamentos públicos, enfim, estamos retomando o diálogo entre o setor produtivo e o trabalhador. Tudo isso para que o cidadão de Araucária esteja capacitado e consiga uma vaga aqui, e não precise mais se deslocar da cidade ou enfrentar ônibus lotados para trabalhar”, resumiu.
SMCS