A Prefeitura de Araucária, por meio das Secretarias de Assistência Social (SMAS), Educação (SMED) e Saúde (SMSA) realizou, nesta quinta-feira (12), a entrega do novo espaço do Centro de Atendimento Especializado Multidisciplinar (CAEM). Essa estrutura pública é responsável pelo atendimento voltado a pessoas com deficiência acima de 18 anos. Com isso, o CAEM passa a atender à Rua Saracura, nº 1314, Capela Velha (próximo ao CMEI Califórnia), em um ambiente acolhedor, acessível e agradável. A entrega do novo espaço é fruto dos esforços das secretarias municipais, bem como do Ministério Público, para melhorar o atendimento à população, especialmente às pessoas com deficiência. No momento, 87 pessoas são atendidas no CAEM; número que deve aumentar com o novo espaço.
O novo CAEM conta com 1.290m² de área construída, mais que o dobro da área do antigo prédio, que contava com parte da estrutura em madeira. Toda a estrutura do CAEM é térrea e oferece espaços amplos para a circulação de cadeiras de rodas. O local conta com refeitório, cozinha, sala de descanso, sala de alimentação enteral, sala de psicologia e assistente social, secretaria com sala de reunião, sala de dança, sala para psicomotricidade, banheiros adaptados com barras de apoio, chuveiros e trocadores. O prédio do novo CAEM também dispõe de espaços (abertos ou cobertos) de convivência, proporcionando aos profissionais e aos usuários uma estrutura mais adequada para as mais diversas possibilidades/atividades. O projeto de reforma para preparar o local para receber o CAEM foi desenvolvido pela equipe da Secretaria Municipal de Planejamento (SMPL), que levou em conta as demandas necessárias para o público a ser atendido.
Inauguração
Com a presença de pessoas que já utilizam o espaço, bem como seus familiares, a entrega do espaço foi marcada por momentos de emoção com essa conquista. Na ocasião, os discursos das autoridades que participaram do evento ressaltaram a alegria por poder oferecer um atendimento cada vez mais adequado para que essas pessoas tenham a dignidade respeitada. “É uma junção de esforços para a concretização de uma previsão legal. Não é um favor”, lembrou o promotor de justiça Alexandre Ribas Paiva. O evento também contou com a presença do coordenador de Políticas para Pessoas com Deficiência, representando também a Secretaria de Estado da Secretaria de Desenvolvimento Social e Família do Paraná, Felipe Braga Cortes.
Histórico
Desde março de 2023 (lei nº 4101/2023), Araucária passou a contar com o Centro de Atendimento Especializado Multidisciplinar (CAEM), um local voltado para atendimento de pessoas com deficiência no município. Por meio dele, pessoas acima de 18 anos podem contar com ações integradas das Secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde. Conforme a lei que instituiu o CAEM, o Centro atende a pessoas com deficiência [de diferentes tipos] progressiva, regressiva, ou estável; intermitente ou contínua e este atendimento está de acordo com o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite/2011.
O CAEM é resultado do diálogo entre as Secretarias de Educação, de Assistência Social e de Saúde. Entre os objetivos do espaço estão a melhoria no atendimento às pessoas com deficiência, a consolidação de processos e recursos para garantir melhor qualidade de vida aos usuários e a ampliação e fortalecimento dos recursos de informação e comunicação, “disseminando conhecimento sobre o tratamento adequado a ser despendido à pessoa com deficiência”. O atendimento aos usuários é realizado mediante cronograma e tendo, no mínimo, quatro horas diárias de duração.
SMCS