Inicia-se nesta semana a circulação de dois espetáculos teatrais promovidos pela terceira edição do Programa Crianças no Teatro. Serão realizadas 52 apresentações, acompanhadas de ações de mediação cultural, em oito municípios das regiões Oeste, Norte e Noroeste do estado do Paraná, entre os dias 8 de abril e 3 de junho. O investimento total desta edição ultrapassa R$ 1 milhão e deve alcançar aproximadamente 27 mil espectadores, incluindo crianças, professores, monitores e a comunidade escolar.
O Crianças no Teatro é uma iniciativa do Governo do Paraná, gerida pela Secretaria da Cultura (SEEC) e pelo Palco Paraná, com o patrocínio da Audi Brasil. O programa tem como objetivo levar a arte do teatro e proporcionar acesso à cultura de forma gratuita para crianças de 6 a 12 anos de escolas públicas em todas as regiões do estado. Além das apresentações, o projeto inclui atividades de mediação cultural, que visam despertar o interesse do público infantil pelos diferentes aspectos das artes cênicas por meio de ações pedagógicas.
- Guaíra recebe “Veneno”, montagem brasileira de premiada peça holandesa
A secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, destaca a importância do programa como um estimulador do hábito de frequentar o teatro, promovendo a inclusão social e a formação de novas plateias. “Essa é uma política pública fundamental que, além de contribuir para a formação de novos espectadores, também apoia a circulação de companhias teatrais locais”, afirma.
Ela ressalta que essa ação representa um avanço rumo à descentralização dos bens culturais, incentivando a valorização da cultura desde a infância. “Hoje, mais do que nunca, estamos presentes em todos os cantos do Paraná e podemos afirmar com firmeza que a nossa secretaria é, de fato, uma Secretaria de Estado da Cultura que não concentra o olhar somente na nossa Capital”, conclui.
Em edições anteriores, o Crianças no Teatro consolidou-se como uma das principais iniciativas de formação de plateia infantil no Paraná. Em todas as edições, os recursos foram assegurados por meio de um termo de reinvestimento entre a SEEC e a Audi do Brasil, através do programa Paraná Competitivo.
Nesta nova edição, dois espetáculos, selecionados via edital, irão se apresentar em oito cidades, com duas sessões diárias. Em Quedas do Iguaçu, Palotina, Corbélia e Cascavel, a companhia Circoon Produções Artísticas apresentará “A Vaca Lelé”. A peça narra a história de Matildes, uma vaca sonhadora que acredita que um dia suas asas irão crescer, permitindo que ela voe e conheça o mundo. Devido a essa ideia peculiar, ela recebe o apelido de “Lelé”. Ao longo de sua jornada, Matildes encontra diversos personagens que compartilham histórias e experiências, incentivando ainda mais seu desejo de explorar novos horizontes.
- Com entrada gratuita, Guaíra recebe espetáculo infantil que narra histórias do Brasil
Com uma mistura de música ao vivo, humor e muita imaginação, o espetáculo oferece uma narrativa leve e divertida que trata de temas como amizade, liberdade, medos e a coragem de seguir os próprios sonhos.
Em contrapartida, nas cidades de Maringá, Umuarama, Arapongas e Ibiporã, a ST Produções Teatrais apresentará “Norman, Comedor de Livros”. Essa peça aborda temas fundamentais para o universo infantil, como curiosidade, descoberta, vocação, o poder das palavras e o encantamento pelos livros. A trama gira em torno de Norman, uma jovem traça que começa a questionar a monotonia de sua vida.
Impulsionado pela sua imaginação, Norman decide explorar novos caminhos e embarca em uma jornada repleta de descobertas. Durante essa viagem, ele encontra personagens simbólicos como Lápis, Dona Ideia, o Ponto Final, a Letra A e as Cores, todos representando elementos essenciais da linguagem e da criatividade.
Para mais informações, os interessados podem acessar a página especial do projeto.
Os horários e locais das apresentações estão definidos conforme abaixo:
- Centro de Cultura – de 8 a 10 e 13 de abril
- Auditório da Escola Municipal Prof.ª Terezinha Giron Agustini – 16 e 17 de abril
- Centro Cultural José Rubim – 23, 24, 27 e 28 de abril
- Centro Cultural Gilberto Mayer – 6 e 7 de maio
- Teatro Calil Haddad – 8, 11 a 15, 18 e 19 de maio
- Teatro da Fundação Cultural – 22 e 25 de maio
- Cine Teatro Mauá – 28 e 29 de maio
- Cine Teatro Padre José Zanelli – 2 e 3 de junho
Fonte:: parana.pr.gov.br


