A missão Artemis 2 completou seu primeiro dia com uma intensa sequência de testes, ajustes técnicos e preparativos para a tripulação, que se prepara para os próximos passos rumo à Lua. Nas horas iniciais após o lançamento, ocorrido na quarta-feira (1º de abril de 2026), a nave Orion executou manobras essenciais para estabilizar sua órbita, enfrentou pequenas intercorrências nas comunicações e realizou ajustes em sistemas internos, incluindo o sanitário a bordo, que foi restabelecido ainda durante o voo.
Cerca de 50 minutos após atingir a órbita, o estágio superior do foguete SLS realizou a primeira queima necessária para elevar a trajetória da cápsula. Inicialmente em uma órbita instável, a nave ajustou o seu ponto mais baixo para cerca de 185 quilômetros de altitude, garantindo segurança em relação à atmosfera terrestre. Uma segunda queima ampliou ainda mais a distância, levando o ponto mais alto a mais de 69.200 km da Terra.
Pouco depois, durante a troca programada entre satélites, houve uma falha parcial nas comunicações. A tripulação conseguia ouvir o controle da missão, mas não conseguia responder por um breve período. O sistema foi rapidamente restabelecido, segundo informações da NASA.
Com a estabilização da missão, os astronautas avançaram para um dos testes centrais do dia: a condução manual da Orion. A equipe realizou a chamada Proximity Operations Demonstration, aproximando a cápsula do estágio ICPS – responsável por dar impulso ao voo – para simular manobras de acoplamento. O piloto Victor Glover liderou a operação, conseguindo levar a nave a distâncias de até 10 metros do alvo. Ao final, celebrou a execução com uma mensagem ao centro de controle em Houston.
Entre os ajustes técnicos monitorados, a equipe em solo acompanhou uma falha inicial no sistema de sanitário. O problema foi resolvido após testes conduzidos pela astronauta Christina Koch, garantindo o funcionamento do equipamento para os próximos dias da missão.
Cerca de 5 horas após o lançamento, pequenos satélites acoplados à missão começaram a ser liberados no espaço. Esses cubesats, enviados por países como Alemanha, Coreia do Sul, Arábia Saudita e Argentina, têm como função estudar radiação, clima espacial e os impactos em componentes eletrônicos — dados considerados estratégicos para futuras viagens à Lua.
<pApós mais de 7 horas de missão, a tripulação deu início ao período de descanso. Antes disso, os astronautas trocaram os trajes de lançamento por roupas mais confortáveis, realizaram ajustes em equipamentos digitais e organizaram a cabine. O período de descanso será dividido em ciclos curtos, intercalados com novas manobras orbitais e avaliações médicas diárias.
De acordo com a NASA, o primeiro dia da Artemis 2 cumpriu os principais objetivos programados para esta fase inicial. A missão, que deve durar cerca de 10 dias, tem como marco principal a viagem ao redor da Lua antes do retorno à Terra.
A seguir, veja algumas imagens do lançamento da Artemis 2 divulgadas pela NASA:

Pessoas no mirante Banana Creek assistem ao lançamento do foguete Space Launch System da NASA do Centro Espacial Kennedy, na Flórida (EUA)

A NASA lançou com sucesso na quarta-feira (1º de abril de 2026), às 19h35 (horário de Brasília), a missão Artemis 2, a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida (EUA)

Os propulsores de combustível sólido são vistos se desprendendo após se separarem do foguete Space Launch System, que foi lançado na quarta-feira (1º de abril de 2026) do Centro Espacial Kennedy, na Flórida (EUA)

O foguete SLS, lançado na quarta-feira (1º de abril de 2026), transporta a cápsula Orion com os astronautas Reid Wiseman (comandante), Victor Glover (piloto), Christina Koch (especialista em missão) e Jeremy Hansen (especialista em missão da Agência Espacial Canadense)

A Artemis 2 fará um voo de cerca de 10 dias, com a nave orbitando o satélite natural antes de retornar à Terra

Esta é a 1ª missão tripulada rumo à Lua desde a Apollo 17, concluída em 1972

Exposição de 3 minutos mostra o lançamento do foguete SLS da NASA, na quarta-feira (1º de abril de 2026)
Assista ao momento do lançamento (3min45s):

A ida de humanos à Lua começou com a Apollo 11, em 1969, quando astronautas norte-americanos pousaram pela primeira vez na superfície lunar. No total, 6 missões do programa Apollo realizaram pousos até 1972. Desde então, nenhum país enviou novamente astronautas à órbita lunar.
O hiato de mais de 5 décadas se justifica por fatores como o alto custo das missões, a mudança de prioridades na política espacial dos Estados Unidos e o fim da corrida espacial com a União Soviética, conforme análises recorrentes da NASA e especialistas do setor. Sem a pressão geopolítica e com orçamentos mais restritos, o foco das missões foi deslocado para a órbita terrestre e para projetos como a Estação Espacial Internacional.
Leia mais:
- Assista ao momento em que a Artemis 2 foi lançada ao espaço
Fonte:: poder360.com.br





