Domingo agora (26) é comemorado o Dia Mundial da Educação Ambiental, data criada para reforçar a conscientização sobre a necessidade de preservar o meio ambiente. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) tem um departamento que trata especificamente deste assunto, e aproveita para avisar que a partir de segunda-feira (27) abrem as inscrições para as visitas orientadas ao Horto Municipal de Guajuvira, ao Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos Recicláveis e também à Unidade de Conservação Parque Cachoeira. Elas precisam ser agendadas previamente pelo telefone (41) 3614-7480.
O serviço é destinado a grupos dos mais diversos, como organizações sociais, empresas, igrejas e associação de moradores, por exemplo. De acordo com a SMMA, no Horto Municipal os visitantes são recepcionados e percorrem toda a área de produção de mudas. Durante o tour, aprendem sobre as espécies cultivadas, a importância da arborização urbana, da conservação das áreas verdes e, especialmente, da Araucária – que dá nome ao município. Além disso, os visitantes participam de dinâmicas e atividades de sensibilização, com orientações sobre como contribuir para a preservação ambiental.
No Centro de Processamento e Tratamento de Resíduos Sólidos Recicláveis, os visitantes são recebidos por membros da equipe de Educação Ambiental da SMMA e por trabalhadores da Associação Reciclar. Composta por mais de 40 membros, ela é responsável pela classificação e comercialização dos materiais recicláveis coletados na zona urbana e rural do município. Durante a visita, os grupos podem observar os processos de recepção dos materiais, as esteiras de classificação, a prensagem e o acondicionamento para expedição. Os visitantes também têm a oportunidade de conhecer o setor de reciclagem de vidro e, se desejarem, adquirir objetos produzidos pela associação.
Já na Unidade de Conservação Parque Cachoeira, a visita proporciona uma experiência imersiva, que inclui um resumo da história do parque e informações sobre a fauna e flora locais, o rio e o lago. Durante a trilha guiada, os visitantes podem apreciar a natureza, ouvir os sons dos pássaros e relaxar sob a sombra das árvores, enquanto os educadores ambientais compartilham seus conhecimentos.
A partir do retorno das aulas, será possível agendar visitas para estudantes por meio do Programa Escola no Parque. Alunos e professores das escolas municipais, estaduais e particulares podem participar, com agendamento realizado pela Secretaria Municipal de Educação. O secretário de Meio Ambiente, Tiago Mello, destaca que a Educação Ambiental será uma prioridade na sua gestão.
O município segue com a Política Municipal de Educação Ambiental, estabelecida pela Lei Municipal Nº 3663/2021. “Vamos fortalecer este setor, priorizando a regulamentação desta lei por meio de um decreto municipal, que vai organizar e oferecer a estrutura de funcionamento necessária para os profissionais envolvidos na Educação Ambiental, com a participação da comunidade”, resumiu o secretário.
Endereços:
Parque Cachoeira: Rua Ceará, nº 65 – Cachoeira.
Centro de Tratamento Processamento e Tratamento de Resíduos Sólidos Recicláveis: Rua Iolando Zanardini Camargo, 42.
Horto Municipal de Guajuvira: Rua Pedro Czanoski, no Distrito do Guajuvira.
SMCS