Na madrugada desta sexta-feira (14) mais uma criança veio a falecer no Pronto Atendimento Infantil (PAI) em Araucária. Y.A.C. tinha 2 anos e desde terça-feira (11) já tinha ido ao PAI três vezes.
Segundo os pais, a primeira vez foi diagnosticada com pneumonia, mas os médicos pediram para que voltasse para casa sem fazer exames mais aprofundados. Na segunda vez, o médico disse que ela estava com uma virose. Na terceira e última, ela não resistiu e foi diagnosticada com COVID-19.
Os pais pedem por justiça e pretendem tomar medidas judiciais cabíveis, pois acreditam que houve negligência durante os atendimentos, devido a falta de exames mais aprofundados e diagnósticos variados a cada vez que se consultava no PAI.
Durante o dia a entidade Santa Casa de Misericórdia de Chavantes, gestora do Hospital Municipal de Araucária (HMA), emitiu uma nota de pesar, informando que estão fazendo uma análise e verificação técnica sobre o fato.
Veja a nota na íntegra:
“NOTA DE PESAR
A Diretora da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes, gestora do Hospital Municipal de Araucária, se compadece na dor da família da criança Y.A.C. pela irreparável perda e presta condolências aos familiares.
Informamos que prosseguimos somando esforços para a adequada análise e verificação técnica do fato ocorrido.
Atenciosamente,
Dr. Felipe F. Monteiro – Diretor Técnico – HMA”
A secretaria municipal de Saúde (SMSA) também se manifestou por meio de nota da secretaria municipal de Comunicação Social.
Veja a nota na íntegra:
“NOTA
A Secretaria Municipal de Saúde de Araucária (SMSA) notificou a Santa Casa de Misericórdia de Chavantes, atual gestora do Hospital Municipal de Araucária e, além disso, abriu processo para investigação do caso do óbito da criança Y.A.C na manhã desta sexta-feira (14) no Pronto Atendimento Infantil (PAI).
Houve ainda uma notificação a respeito da falta de realização do teste para detecção do Covid-19 no primeiro atendimento da criança, visto que os testes estão disponíveis no município em quantidade suficiente.
Na manhã desta sexta-feira (14), a SMSA se reuniu com a direção do Hospital e propôs uma série de mudanças que devem ser implantadas no PAI.
Secretaria Municipal de Comunicação Social”
Da redação