Aconteceu na manhã desta terça-feira (14), na Câmara Municipal de Araucária, a votação de dois projetos de grande repercussão. O primeiro se refere ao Projeto de Lei (PL) 201/2021, de iniciativa da Mesa Diretora, com a seguinte Ementa: “Fixa o subsídio dos Secretários Municipais do Município de Araucária/PR, conforme especifica”, ou seja, aumenta os salários dos Secretários Municipais. Já o segundo refere-se ao Projeto de Lei (PL) 202/2021, de iniciativa da Comissão Executiva, com a seguinte Ementa: “Altera a Lei Municipal nº 2.983 de 01 de julho de 2016, que dispõe sobre a Estrutura do Quadro Próprio de Provimento Efetivo e em Comissão e sobre Vencimentos e Vantagens da Câmara Municipal de Araucária/PR, conforme especifica”, ou seja, aumenta os salários dos cargos em Comissão de Direção e Chefia da Câmara.
A votação gerou grande comoção entre a população araucariense, algumas pessoas se aglomeraram em frente à Câmara Municipal da cidade, mas como se tratava de um grupo pequeno, logo se dispersaram, antes mesmo de iniciar a sessão plenária. Mas grande parte da população acompanhou a Sessão pela internet, pois devido ao decreto da pandemia de COVID-19, os trabalhos estão sendo realizados virtualmente.
Entidades Organizadas de Araucária
As manifestações de repúdio aos referidos projetos foram realizadas de diversas maneiras e pelos mais diversos grupos sociais. As entidades organizadas representantes da sociedade civil do Município de Araucária: Observatório Social de Araucária – OSA; Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Araucária – ACIAA; Associação dos Empreendedores da Cidade Industrial de Araucária – AECIAR; Associação dos Contabilistas de Araucária – ACA e Loja Maçônica Cavaleiros do Iguaçu de Araucária, enviaram uma carta aos Vereadores, expressando sua indignação aos dois Projetos de Lei (201/2021 e 202/2021) votados em 2ª votação na Câmara de Araucária. No seu inteiro teor, na carta, foi demonstrado todo o repúdio e ao fim solicitado aos representantes do povo de Araucária, no Poder Legislativo Municipal, que fosse dada uma especial atenção a situação apresentada nos projetos.
Mesmo com toda a manifestação da população e de representantes de entidades organizadas da sociedade civil, os dois projetos foram aprovados em 2ª votação, devendo agora ser encaminhados ao Executivo para prosseguimento legal.
Vereadores que votaram contra:
-Aparecido da Reciclagem (PDT);
-Professor Valter (CIDADANIA);
-Pastor Castilhos (PL);
-Luis Coimbra (PV).
Vereadores que votaram a favor:
-Vagner Chefer (PODEMOS);
-Vilson Cordeiro – Grilo (PSL);
-Ricardo Teixeira (PSDB);
-Irineu Cantador (PSD);
-Ben Hur Custódio (CIDADANIA);
-Pedrinho da Gazeta (CIDADANIA).
Por Camila Moreira | Jornalista Grupo Plug de Comunicações
Foto: Rádio Plug