A partir das 10 horas do próximo sábado (07), haverá uma simulação de Plano de Atendimento a Emergência para transporte de produtos perigosos na rua Manoel Ribas, na região próxima à UPA. A simulação, sobre colisão de veículos e vazamento de combustível, deve durar em torno de duas horas e o trânsito na via principal não precisará ser bloqueado. Esta informação visa alertar que moradores da região e condutores de veículos não precisam se preocupar caso vejam movimentação de viaturas e sons de sirene ou helicóptero.
A simulação será realizada pela Transportadora Via Dupla e envolverá equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Samu, Departamento de Trânsito, Guarda Municipal, BPMOA, além das empresas Ambipar e S-21 (de emergências ambientais). A ação não será aberta ao público externo. O treinamento é uma oportunidade de desenvolver ações coordenadas entre equipes que podem atuar em uma situação real desse tipo de ocorrência.
Conforme a organização, na história pensada para a simulação, uma carreta com combustível sofrerá colisão traseira, envolvendo uma moto e um carro. O motorista da carreta deve agir dentro do protocolo previsto para solicitar o apoio necessário visando a contenção do um vazamento de combustível em transporte (para evitar incêndio, explosão e danos ambientais), bem como para que as vítimas dos demais veículos sejam socorridas (em estado grave). A última etapa do treinamento será a limpeza especializada do local do vazamento para evitar resíduos que possam poluir o solo e a água.
SMCS