Em breve, a Prefeitura de Araucária deve inaugurar a Ciclorrota “Caminhos do Guajuvira”, em parceria com o Governo do Estado, por meio do programa Pedala Paraná. O percurso sugerido (e sinalizado) terá extensão total de 36 km para o ciclista aproveitar, sozinho ou em grupo. Ao longo do trajeto, será possível contemplar as belas paisagens, conhecer os sabores da culinária local e a vida simples e hospitaleira das pessoas do campo.
A Ciclorrota “Caminhos do Guajuvira” é indicada para o cicloturismo, isto é,para turistas que desejam conhecer e explorar a área rural de bicicleta, sem pressa, fotografando paisagens e visitando locais de seu interesse. Não se trata de uma via específica ou de alto investimento em estrutura, mas de um trajeto sugerido para promover o cicloturismo.
A Ciclorrota Caminhos do Guajuvira foi planejada de forma a integrar mais de 20 atrativos da região que já é conhecida por sua rota de turismo rural. Entre os atrativos estão locais de alimentação (restaurantes, lanchonetes, café rural), capelas/igrejas históricas da região e espaços de artesanato e de venda de produção agrícola. Embora haja uma sequência proposta, todo visitante/ciclista pode decidir por onde começar e que atrativos visitar.
Há meses, profissionais da Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria de Esporte e Lazer, Secretaria de Urbanismo, Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Comunicação Social vêm trabalhando para atender a todos os detalhes necessários com o objetivo de colaborar para que a experiência dos ciclistas na região seja a melhor possível. A região do Guajuvira tem acesso tanto pela BR 476 (Rodovia do Xisto), em Araucária quanto pela PR 423 (acesso fácil a Campo Largo).
Em breve, a Prefeitura deve divulgar mais detalhes sobre esta novidade.
Por PMA