A Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC) promoveu nesta quinta-feira (2) em Londrina, localizada no Norte do estado, o primeiro de uma série de sete Encontros Regionais de Museus programados para 2026. O evento se realizou no Sesc Londrina Cadeião e contou com a participação de profissionais, gestores, educadores, pesquisadores e estudantes, criando um espaço dedicado à articulação, escuta e fortalecimento do campo museal paranaense.
Organizado pela Coordenação do Sistema Estadual de Museus do Paraná (Cosem), que está vinculada à SEEC, este encontro marca o começo de uma série que continuará a acontecer em outras cidades, incluindo Cascavel, Pato Branco, Maringá, Guarapuava, Ponta Grossa e Curitiba, ao longo do primeiro semestre deste ano.
Na abertura do evento, a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, enfatizou a relevância desta iniciativa para o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao setor cultural. “Os encontros representam nosso compromisso em fortalecer o diálogo entre profissionais e instituições em todo o Estado. A ideia é que o campo museal paranaense se torne cada vez mais integrado e coordenado, pois nossa missão é atuar de forma abrangente, atendendo o Paraná como um todo e não apenas a capital, como ocorreu historicamente”, afirmou.
Durante o dia, a programação incluiu momentos de apresentações institucionais, debates e atividades de formação. O coordenador do Sistema Estadual de Museus, Cauê Donato, apresentou a palestra “O Sistema Estadual de Museus e as estratégias de fortalecimento da rede museológica”, onde abordou diretrizes e perspectivas para o desenvolvimento do setor.No contexto da agenda cultural do estado, ele explicou: “Mais do que uma simples programação de atividades, este encontro é um espaço estratégico para escuta e construção coletiva. Nosso objetivo é aproximar o Sistema das realidades locais e fortalecer as redes de atuação em diferentes territórios”.
Um dos momentos mais significativos do encontro foi destinado às experiências regionais, onde representantes de instituições museológicas da área puderam partilhar suas práticas e projetos em andamento. Essa troca evidenciou a diversidade de iniciativas e os desafios comuns enfrentados pelos museus no interior do estado.
A programação do evento também incluiu um momento de fiscalização. Franciele Maziero, presidente do Conselho Regional de Museologia da 5ª Região (COREM 5R), esteve presente e destacou a importância do papel do conselho na orientação e supervisão dos museus. “A nossa participação aqui é fundamental, pois cabemos a nós levantar a situação dos museus participantes do evento, verificar se possuem profissionais museólogos, planos museológicos, e se estão em conformidade com a legislação vigente. A função do conselho é acompanhar e orientar os museus em relação às exigências legais e garantir a presença de profissionais qualificados em suas equipes”, explicou.
Maria Luisa “Esse momento é uma oportunidade valiosa, pois recebemos informações e podemos apresentar nosso trabalho. Principalmente, ao compartilhar experiências, compreendemos diferentes dinâmicas de operação e formação de público baseadas em modelos de outros museus. Esse tipo de encontro é crucial para nosso trabalho. Participei do evento no ano passado e foi uma experiência enriquecedora para mim e minha equipe. Espero que tenhamos novas oportunidades e encontros futuros, pois isso é extraordinário”, completou.
No período da tarde, o encontro prosseguiu no recém-inaugurado MUPA Londrina, que é o primeiro Museu Satélite do estado, localizado no andar superior do Museu de Arte de Londrina. O tema abordado foi “Ferramentas práticas para o desenvolvimento de processos museológicos”, que explorou aspectos técnicos e metodológicos relacionados ao trabalho em museus, promovendo a qualificação dos participantes.
O evento foi encerrado com a formalização de encaminhamentos institucionais e a sistematização das principais demandas identificadas, que servirão de base para as próximas ações da Cosem.
PRÓXIMAS ETAPAS
A série de Encontros Regionais de Museus continuará nos próximos meses, visando ampliar o diálogo com o setor e fortalecer a atuação em rede no Paraná. Os Encontros Estaduais de Museus estão agendados para acontecer em Cascavel (15/05), Pato Branco (21/05), Maringá (29/05), Guarapuava (03/07), Ponta Grossa (17/07) e Curitiba (31/07).
Para mais informações, acesse www.cultura.pr.gov.br.
Fonte:: parana.pr.gov.br




