2º BPM celebra 73 anos de história e dedicação à segurança do Norte Pioneiro

Redação Rádio Plug
4 min. de leitura
Foto: Divulgação / Pmpr.pr.gov.br

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) comemorou, na última quinta-feira (28), o 73º aniversário do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM), situado em Jacarezinho, no Norte Pioneiro. Essa unidade é encarregada do policiamento ostensivo em 22 municípios da região, atendendo cerca de 338 mil cidadãos.

Durante a cerimônia, foram entregues a Medalha “Guardião do Norte Pioneiro” e a Medalha Policial Militar a militares e a personalidades civis, em reconhecimento aos significativos serviços prestados à segurança pública no estado do Paraná.

Fundado em 4 de maio de 1953, o batalhão teve sua sede inicial em Apucarana, sendo transferido para Jacarezinho em 1967, onde permanece até os dias atuais. Ao longo de suas mais de sete décadas de atuação, a unidade consolidou-se como um exemplo de referência operacional no Norte do Estado, desempenhando um papel ativo no combate à criminalidade e na promoção da integração com a comunidade.

O comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, enfatizou a importância histórica e operacional do batalhão para o estado. “Este batalhão possui uma trajetória marcada pela dedicação, profissionalismo e proximidade com a comunidade. São 73 anos de serviços prestados com excelência, garantindo segurança e tranquilidade ao Norte Pioneiro. Esta unidade simboliza a força e o compromisso da Corporação com a proteção da população paranaense, sendo uma referência operacional e um exemplo de integração com a sociedade”, afirmou.

A estrutura operacional do 2º BPM é composta por quatro companhias, localizadas em Jacarezinho, Wenceslau Braz, Ibaiti e Santo Antônio da Platina. Além disso, o efetivo também conta com equipes especializadas, como a ROTAM, ROCAM, Patrulha Rural, Patrulha Maria da Penha e a Agência Local de Inteligência.

O secretário da Segurança Pública, coronel Saulo de Tarso Sanson, ressaltou a importância do trabalho policial na região. “O empenho demonstrado no Norte Pioneiro sublinha a relevância da presença policial de forma estratégica, integrada e próxima da população. A atuação operacional na região fortalece o enfrentamento à criminalidade, amplia a capacidade de resposta das forças de segurança e proporciona maior tranquilidade aos paranaenses”, destacou.

PRESENÇAS – A solenidade contou com a participação de militares da ativa e da reserva, representantes da sociedade civil e diversas autoridades civis e militares. Entre os presentes estavam o coronel Hudson Leoncio Teixeira, representando o Estado; Marcelo Palhares, prefeito de Jacarezinho; coronel Antonio Geraldo Hiller Lino, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná; coronel Juarez Saldanha Machado, comandante do 2º CRPM; tenente-coronel Carlos Cesar de Souza Peres, comandante do 25º BPM; tenente-coronel Marcio Jaquetti, ex-comandante do 2º BPM; tenente-coronel Alvaro Gruntowski, comandante do BPMA; tenente-coronel Carlos Ricelle Leal, atual comandante do 2º BPM; tenente-coronel Wagner Pillon, comandante do 31º Batalhão de Ourinhos (SP); Amir Saulmen, delegado-chefe da subdivisão de Jacarezinho; e João Vitor Oliveira, chefe da Cadeia Pública de Londrina, além de parlamentares da região.

Centro de Comunicação Social da PMPR

Fonte:: pmpr.pr.gov.br

Anúncios
Compartilhe este artigo