A Polícia Militar do Paraná (PMPR) faz parte da Operação Sinergia VI, que foi oficialmente lançada nesta sexta-feira (10) em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Essa mobilização reúne diferentes forças de segurança estaduais, incluindo as polícias Militar, Civil, Penal e Científica, visando intensificar o policiamento ostensivo, prevenir crimes e garantir uma repressão qualificada na região.
No contexto da operação, a PMPR está colaborando de forma integrada com os outros órgãos de segurança, concentrando esforços tanto operacionais quanto administrativos para aumentar a presença da corporação nas ruas e otimizar a eficácia das ações policiais em áreas que demandam maior atenção. A execução da operação é coordenada pela Secretaria da Segurança Pública (Sesp) e conta com a participação de efetivos da PMPR, Polícia Civil do Paraná (PCPR), Polícia Penal do Paraná (PPPR) e Polícia Científica do Paraná (PCP). Além disso, unidades especializadas de cada corporação atuam em conjunto, de maneira complementar.
A definição das áreas de atuação é realizada com base em critérios técnicos, sustentados por análises dos sistemas de inteligência da Sesp, em conjunto com o diálogo com lideranças locais. Este diálogo é um dos pilares da Missão Paraná, que busca alinhar as estratégias de segurança às demandas específicas de cada município.
O secretário de Segurança Pública, coronel Saulo Sanson, destacou: “A Operação Sinergia VI materializa um modelo de atuação fundamentado em inteligência, análise criminal e plena integração entre as forças de segurança. Estamos direcionando nossos efetivos para as áreas com maior incidência de crimes, realizando ações de saturação, fiscalizações qualificada e garantindo uma presença ostensiva embasada em dados. Nossa meta é aumentar a capacidade de resposta do Estado, reduzir os índices criminais e promover uma sensação de segurança maior para a população”.
O comandante do 6º Comando Regional de Polícia Militar (6º CRPM), coronel Alessandro Galeski, enfatizou que a Operação Sinergia VI fortalece o modelo de policiamento que é orientado pela inteligência, com uma presença qualificada nas áreas que apresentam maior incidência criminal e com uma atuação integrada entre as forças de segurança. “Estamos planejando atuações estratégicas na Operação Sinergia, que incluirão o aumento do patrulhamento ostensivo, além de bloqueios e abordagens em locais previamente mapeados. A presença constante da PMPR nas ruas é fundamental para reforçar as ações de prevenção e aumentar a percepção de segurança da população”, explicou em entrevista.
O projeto Missão Paraná, ao qual a Operação Sinergia VI está vinculada, integra as iniciativas do Governo do Estado que visam descentralizar as políticas públicas de segurança. Essa estratégia busca aproximar os serviços e a gestão das instituições com a população, fortalecendo a atuação coordenada entre os diversos órgãos envolvidos.
A participação da PMPR na operação reafirma o compromisso da instituição com a integração das forças de segurança, a eficiência operacional e a ampliação da presença ostensiva em todas as regiões, com foco prioritário na prevenção e proteção da população paranaense.
Informações do Centro de Comunicação Social da PMPR.
Fonte:: pmpr.pr.gov.br


