Em Guaíra, cadetes da PMPR vivenciam a rotina operacional do policiamento de fronteira

Redação Rádio Plug
3 min. de leitura
Foto: Divulgação / Seguranca.pr.gov.br

Quarenta e quatro cadetes da Escola de Formação de Oficiais (ESFO), da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), participaram de um estágio operacional promovido pelo Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) entre os dias 28 e 30 de maio, em Guaíra, localizada na região Oeste do Paraná. Esta atividade foi uma oportunidade valiosa para que os futuros oficiais tivessem uma imersão na realidade do policiamento fronteiriço, com um enfoque especial nas ações contra os crimes que ocorrem nas divisas do país, bem como no conhecimento das operações executadas pela unidade especializada da Polícia Militar do Paraná.

Durante este estágio, os cadetes puderam observar de perto diversas rotinas de policiamento, participando de demonstrações técnicas e atividades operacionais que são adaptadas às particularidades da segurança pública na faixa de fronteira. Esta região é considerada estratégica para o combate ao tráfico de drogas, contrabando e outros crimes interestaduais e internacionais.

Os participantes tiveram a chance de conhecer os trabalhos realizados pelo Pelotão de Operações com Cães (Canil) e pelo Corpo de Operações de Buscas e Repressão Anfíbia (COBRA). O cronograma incluiu instruções sobre patrulhamento rural, operações embarcadas, abordagens policiais preventivas e métodos de fiscalização veicular.

A ação é parte do cronograma de formação prática da ESFO e visa complementar os conteúdos teóricos vistos na academia com experiências práticas em campo. Além de proporcionar um aprimoramento técnico, o estágio também tem como objetivo promover a integração entre os futuros oficiais e os policiais militares que atuam na região de fronteira.

Durante o estágio, os cadetes acompanharam uma fiscalização feita pelo BPFron em ônibus de transporte interestadual, na cidade de Cascavel, como parte da Operação Protetor de Divisas e Fronteiras. Esta operação, que contou com o apoio da equipe do Canil, resultou na apreensão de 154 volumes de mercadorias estrangeiras que não tinham a devida comprovação de regular importação, totalizando um valor estimado em mais de R$ 1 milhão.

Dentre os produtos apreendidos estão eletrônicos, celulares, drones, perfumes, medicamentos e vestuário, o que propiciou aos futuros oficiais a experiência direta em operações de combate ao descaminho e aos crimes transfronteiriços.

Além das atividades práticas voltadas para a capacitação dos cadetes, Guaíra está sediando pela primeira vez uma turma do Curso de Formação de Praças (CFP) da PMPR. Essa iniciativa visa ampliar a estrutura de ensino da corporação em uma das regiões mais estratégicas do Estado para a segurança pública.

A nova turma é composta por 27 alunos-soldados e possui carga horária total de 1.585 horas, que abrange disciplinas teóricas e práticas voltadas para a formação policial militar. Essa descentralização da formação não só fortalece a presença institucional da PMPR na região, mas também auxilia na preparação de profissionais que estejam sintonizados com as demandas específicas do policiamento de fronteira.

Fonte:: seguranca.pr.gov.br

Anúncios
Compartilhe este artigo