Gaeco deflagra operação contra PCC visando nova lei antifacção

Redação Rádio Plug
3 min. de leitura
Foto: Divulgação / Rede190.com.br

Na manhã desta segunda-feira (15), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) lançou a Operação Panóptico, uma ação coordenada contra o Primeiro Comando da Capital (PCC). O foco principal desta operação é coletar evidências que permitem a aplicação da nova lei antifacção, que estabelece penas rigorosas, com uma duração mínima de 12 anos, podendo alcançar até 40 anos de reclusão para os envolvidos.

A nova legislação representa um endurecimento nas regras para grupos de três ou mais pessoas que utilizam a violência com o objetivo de dominar territórios, intimidar a população ou atacar serviços essenciais. Com as novas normas, os líderes de organizações criminosas não terão direito a benefícios como anistia, indulto e liberdade condicional. Além disso, eles enfrentarão exigências mais rigorosas, que determinam que cumprem até 85% da pena em regime fechado, necessariamente em presídios de segurança máxima.

A operação contou com a participação de aproximadamente 1.000 policiais, que foram mobilizados para cumprir um total de 559 mandados de busca e apreensão e ordens de prisão. As ações ocorreram em diversos estados, incluindo Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Dentre os mandados cumpridos, 304 foram de prisão e 255 de busca, além de 92 vistorias em unidades prisionais.

Durante a operação, as equipes policiais conseguiram apreender celulares, armas e drogas, que agora se tornarão evidências a serem usadas nas denúncias que o Gaeco apresentará à Justiça. O objetivo principal é fortalecer o combate à facção, sufocando suas atividades e prevenindo que novas ações criminosas sejam executadas.

O Gaeco destaca a importância desta operação como um passo decisivo no endurecimento do combate ao crime organizado e como um esforço para garantir a segurança da população. A nova lei antifacção visa justamente isolar os criminosos e evitar que aqueles que já estão encarcerados tenham o benefício de uma progressão inadequada de regime.

Esta ação representa uma resposta efetiva do Estado à crescente violência e aos desafios impostos por organizações criminosas que tentam controlar regiões através do medo e da intimidação. O trabalho contínuo do Gaeco e das polícias nos diversos estados é fundamental para a construção de um sistema de segurança mais robusto e eficaz no enfrentamento ao crime organizado.

Com a Operação Panóptico, o Gaeco reforça seu compromisso com a aplicação da lei e a proteção da sociedade brasileira contra os perigos das facções criminosas. Os resultados dessa operação devem ser acompanhados de perto, dado o seu impacto potencial na forma como a legislação antifacção será aplicada em casos futuros.

Fonte:: rede190.com.br

Anúncios
Compartilhe este artigo