A nova contratação do Athletico já está na capital paranaense. O lateral-direito Gilberto chegou ao Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, para realizar os exames médicos e assinar contrato com o clube Rubro-Negro nesta segunda-feira (22).
O jogador, que tem 33 anos, rescindiu seu contrato com o Bahia, onde tinha vínculo até o final deste ano e pôde se transferir para outra equipe sem custos. Como o Tricolor de Aço não manifestou interesse na renovação, a saída foi concretizada, mantendo 30% dos direitos econômicos do atleta, sem que houvesse compensação financeira.
O novo defensor foi solicitado pelo técnico Odair Hellmann, que já trabalhou com ele em 2020, durante sua passagem pelo Fluminense. Odair tem desempenhado um papel fundamental na busca por reforços para a equipe, atuando em colaboração com o presidente Mario Celso Petraglia, que dá a aprovação final, e o diretor Marcio Lara, responsável pelas negociações.
“Odair me ajudou muito na minha carreira e sou muito grato a ele. Estou ansioso para encontrá-lo, assim como todo o grupo, e para poder contribuir com a equipe”, declarou Gilberto ao chegar.
Ele também ressaltou o bom desempenho que o Furacão teve nos primeiros meses do ano, o que foi um atrativo para sua decisão de vir para o clube. Atualmente, o Athletico se encontra na quarta posição do Campeonato Brasileiro, acumulando 30 pontos, e está na zona de classificação para a Libertadores do próximo ano.
“Com certeza, o desempenho da equipe foi um fator importante. O time está muito bem e espero poder ajudar. O clube já fez muito nesses primeiros seis meses, e agora é apenas agregar para que continuemos crescendo”, completou o lateral-direito.
Reforço chega para aumentar a competição no elenco
Gilberto chega para competir com o argentino Gastón Benavídez, que tem sido o titular da posição no primeiro semestre e é o maior garçom da equipe em 2026, com cinco assistências, junto com o meia João Cruz. Além disso, Benavídez se destacou defensivamente, sendo uma opção também como zagueiro no esquema utilizado por Odair.
O jogador jovem que pode perder espaço é Gilberto, que tem 21 anos e está emprestado pelo Palmeiras até o final da temporada. Ele participou de cinco jogos no Brasileirão, sendo três como titular, e teve uma atuação na Copa do Brasil com o time principal, além dos nove jogos no Estadual, a maioria pelo time aspirante. A permanência do atleta se torna cada vez mais complicada com a chegada do veterano.
Gilberto deixou o Bahia e chegou a Curitiba para assinar contrato com o Athletico para o restante da temporada. Foto: Walmir Cirne/AGIF/IconSport.
Gilberto é o terceiro reforço do Athletico
O lateral-direito é o terceiro reforço confirmado pelo Furacão para a janela de transferências que se abrirá no dia 20 de julho e se encerrará em 11 de setembro. Além de Gilberto, o clube também anunciou as contratações do atacante colombiano Jorge Rivaldo e do zagueiro Bruno Baldini, este último destinado a integrar inicialmente a equipe sub-20.
Gilberto se apresentou no dia da reapresentação oficial do elenco do Athletico. Os jogadores já haviam iniciado atividades físicas, de forma online, desde a semana anterior, após um período de 16 dias de descanso devido à pausa do calendário nacional para a Copa do Mundo de 2026.
Para a intertemporada, o Furacão já programou três amistosos. Dois deles estão confirmados: um será realizado em Curitiba, contra o Andraus, que foi rebaixado no último Campeonato Paranaense, e o outro, em data marcada para 7 de julho, terá um adversário ainda não divulgado, sendo realizado no interior de São Paulo. O último teste antes da retomada do Brasileirão será contra o Red Bull Bragantino, um rival na Série A.
A programação de jogos amistosos do Furacão é a seguinte:
- Red Bull Bragantino x Athletico: 11 de julho (sábado), em Bragança Paulista.
- Athletico x Andraus: 3 de julho (sexta-feira), no CT do Caju, em Curitiba;
- Amistoso com adversário ainda não confirmado: 7 de julho (terça-feira), no interior de São Paulo.
Fonte:: umdoisesportes.com.br




