No final da tarde, início da noite desta quinta-feira (04), nossa redação tem recebido diversas mensagens sobre a demora no atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Araucária.
Segundo pacientes que aguardam atendimento, tem passado de seis horas o tempo de espera. Há pacientes desde as 14h da tarde esperando e ainda não tinham sido atendidos.
Foram diversas mensagens enviadas por Whatsapp. O primeiro paciente relatou as 17h43 que tinha pessoas esperando desde as 10h00 da manhã:
A segunda mensagem que recebemos as 17h57 também ressaltou a demora do atendimento na UPA:
As 19h19, recebemos a mensagem de uma outra paciente informando que que algumas pessoas que chegaram as 13h00 ainda não tinham recebido o atendimento:
Outro paciente informou que pacientes das 14h30 não tinham sido atendidos ainda:
As 20h15, um outro paciente mandou mensagem confirmando a demora no atendimento da UPA:
Fotos encaminhadas também reforçam as afirmações dos usuários. Imagens mostram inclusive uma pessoa deitada no chão.
Na parede da unidade, conforme é previsto em legislação municipal, não estava indicado o número de médicos que estão atendendo no momento. Mas segundos os pacientes que aguardando o atendimento, uma pessoa está atendendo na triagem e apenas dois médicos estão chamando.
O volume maior de atendimento geralmente acontece após feriados ou no início da semana, mas neste caso o grande tempo de espera está acontecendo no meio da semana.
Nossa redação entrou com a assessoria da secretaria municipal de Saúde que emitiu a seguinte nota:
“Neste momento o tempo de espera na UPA é de, aproximadamente, 5 horas. A Unidade está trabalhando com 5 médicos.
Observou-se que o aumento da demanda é por conta da mudança de endereço da UBS Tupy que está em reforma e precisou ficar fechada durante esta semana.
A Secretaria Municipal de Saúde informa que o atendimento da UBS Tupy iniciará em novo endereço a partir da próxima segunda-feira, conforme já divulgado para à população e os usuários.”
Da redação