O crescente consumo de energia dos data centers está gerando impactos no mercado de energia brasileiro. Na última terça-feira, 19 de maio, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) negou um pedido de medida cautelar da empresa Scala, que buscava a dispensa das garantias financeiras exigidas para dar continuidade ao seu projeto de construção de um data center em Eldorado do Sul, no Rio Grande do Sul.
De acordo com as regulamentações da Aneel, para a conexão à rede de alta tensão, é necessário que a empresa apresente garantias financeiras. No caso do projeto da Scala, isso implica na exigência de aproximadamente R$ 77 milhões, que devem ser garantidos antes da celebração dos Contratos de Uso do Sistema de Transmissão. Em entrevista ao Jornal do Comércio (JC), a advogada da Scala, Ana Carolina Calil, declarou que a decisão é um obstáculo considerável para os planos da empresa.
A Scala argumenta que as negociações para acessar a rede elétrica já estavam em andamento antes da implementação da nova resolução da Aneel, e que não houve a criação de uma regra de transição para projetos que já estavam em desenvolvimento. Na ocasião em que a empresa firmou um acordo de intenções com o governo do Rio Grande do Sul, em setembro de 2024, a expectativa era de que o processo de obtenção das autorizações para a conexão à rede e o licenciamento ambiental levaria entre seis a nove meses.
Na mesma semana, o pedido de licença foi formalizado na Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), que informou que ainda não há licenciamento formal aprovado; apenas um pedido inicial foi protocolado, cuja documentação técnica ainda precisa ser apresentada. Relatos indicam que, se operando em capacidade máxima, o data center da Scala poderia consumir mais eletricidade do que todo o estado do Rio Grande do Sul utiliza atualmente. A empresa, por sua vez, afirma que o campus planejado para data centers em Eldorado do Sul tem o potencial de atrair até US$ 300 bilhões em investimentos, caso toda a sua capacidade projetada seja utilizada.
*Com informações do Jornal do Comércio, do Rio Grande do Sul
Fonte:: convergenciadigital.com.br




