A Mostra Casa Eliseu Voronkoff chega a sua 4º edição dentro da programação do FRINGE, do Festival de Curitiba. O Centro Cultural independente, localizado na cidade de Araucária, completa 7 anos de existência realizando mais uma edição de sua Mostra que reúne trabalhos desenvolvidos por alunos e alunas dos cursos promovidos pela Casa Eliseu Voronkoff, como: Dança Cigana, Dança Moderna, Desenho e Teatro. Também um novo espetáculo de seu Núcleo de Pesquisa Teatral, Teatro Lambe-lambe, da Trágica Cia de Arte, três oficinas de profissionais vindos de São Paulo, Tininha Calazans, Marcelo Rodrigues Maia, Gal Martins e Dani Lova. E ainda dois conteúdos on line, um vídeo com uma entrevista sobre os preconceitos e dificuldades enfrentadas pelas pessoas com Nanismo, com Andressa Letícia Carneiro, e uma animação criada a partir da exposição de A a Z, que tem como inspiração um texto de Jacqueline Carteri, integrante da equipe da Casa, falecida em 2022. Os vídeos serão lançados nos dias 28 e 31 de março, respectivamente.
Toda a programação da Mostra, que ocupa quatro espaços da cidade, a Casa, o auditório do CEU – Centro e de Artes e Esportes Unificado, o Teatro da Praça e o Parque Cachoeira, será oferecida de forma gratuita à população. Segundo Ana Paula Frazão, gestora da Casa Eliseu Voronkoff e coordenadora do evento, “a realização de uma ação tão diversa e ampla coloca Araucária como uma cidade que também produz bens culturais. Em outros momentos a cidade apenas recebia espetáculos vindos de fora, que eram disponibilizados pela organização FRINGE e do Festival de Curitiba, hoje, através do nosso centro cultural independente, produz e organiza sua própria programação. “
Serão 08 espetáculos, 14 apresentações, sendo 06 delas com tradução em LIBRAS, 03 Oficinas, 1 exposição e 2 vídeos.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
ESPETÁCULOS
28 e 29/03 – 21h – Na Casa Eliseu Voronkoff
AGUARDE NO EDIFÍCIO 0. DIRIJA-SE À MÁQUINA 1
Descrição
Um futuro distópico, onde sobrou um único prédio, que além de moradores que habitam apartamentos solitários, abriga uma máquina. Uma máquina que pode salvá-los do fim, porém os levando para um não tempo, onde não existirá a capacidade de sentir. E é dentro dessa dualidade entre sobreviver, mas sem humanidade, que “Aguarde no Edifício 0. Dirija-se à máquina 1” pretende ressignificar os pequenos prazeres de existir.
Ficha Técnica
Companhia: Núcleo de Pesquisa Teatral da Casa Eliseu Voronkoff / Direção: Ana Paula Frazão / Elenco: Guilherme Rodrigues Ribeiro, Gustavo Gonçalves, Kauane Raine, Laís Ribeiro, Nicole Gabrielle, Vitória Alencar. / Direção: Ana Paula Frazão / Dramaturgia: Criação Coletiva / Técnico de Som e Luz: Pedro Sfendrych.
29/03 – 14h – No CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados e 05/04 – 14h – No Teatro da Praça

ALICES E O COELHO
Descrição
O espetáculo fala das dificuldades enfrentadas na adolescência, fase da vida com escolhas que poderão ser definitivas ou não, com as cobranças da sociedade e a estranheza de não ser nem criança e nem adulto, além das mudanças na forma de ver o mundo. “Alices e o Coelho” usa a linguagem do teatro do absurdo que reflete bem a realidade, muitas vezes absurda, que vivemos.
Ficha Técnica
Companhia: Casa Eliseu Voronkoff / Direção: João Álvaro de Jesus / Elenco: Alice Pereira, Alice Simão, Aline Pereira, Bárbara Toledo dos Santos, Brayan Domingas, Camila Drumond, Emanuelly Agliardi dos Santos, Evelllyn Agliardi dos Santos, Guilherme Godinho, Marjorie Sampaio, Nicoly Fioroto / Direção: João Álvaro de Jesus / Assistente de Direção: Brayan Domingas / Texto: Cindy de Carlos / Trilha Sonora e Iluminação: Pedro Sfendrych / Criação de Figurino: Cindy de Carlos / Confecção do Figurino: Tânia Sfendrych / Trabalho de Corpo: Fernando Vidal / Maquiagem: Guilherme Rodrigues Ribeiro / Arte do Cartaz: Ai.
29/03 – 17h – No CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados e 05/04 – 17h – No Teatro da Praça
“CHAPEUZINHO DE MUITAS CORES” E “MENINA NÃO PODE, MENINO NÃO FAZ”
A montagem é resultado de um processo colaborativo desenvolvido pelos jovens atores e atrizes que participaram ativamente de todas as etapas, desde a criação dos personagens até a construção de cenário e figurino. Livre adaptação do livro de Ruth Rocha, “Faca Sem Ponta, Galinha Sem Pé”, a história retrata uma família às voltas com as limitações impostas a meninos e meninas.
Ficha Técnica
Companhia: Casa Eliseu Voronkoff / Direção: Tati Soczek e Eli Cavalheiro – Ana Paula Frazão e Ana Julia Besciak / Elencos: Manu Mesgaliski, Rael Cadillac Garcia, Thays Ariadne, Aurora do Amaral, Cândido do Amaral, Tom Souza, Ana Mello, Bella Marques, Luna Otto, Lê Ometto e Vick Silva. / Bryan Rhyan Petzhold, Felipe de Lara Santiago, Isabela Hoffmann de Mattos, Izadora de Almeida Gomes, Luiza Lima, Linda dos Santos, Maria Luiza de Lima Marques de Souza / Dramaturgia: Criação Coletiva / Trilha Sonora e Iluminação: Pedro Sfendrych / Confecção de Figurinos: PEFABI Confecções.
30/03 – 15h – No CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados e 06/04 – 20h – Na Casa Eliseu Voronkoff
CONFABULANDO RETICÊNCIAS SOBRE ACASOS
Descrição
Um grupo de pessoas precisa lidar com o desafio de conviver e encontrar formas de se relacionar em suas monótonas rotinas. Indivíduos que normalmente seriam invisíveis uns para os outros são obrigados a interagir, revelando histórias particulares, tensões e momentos inesperados. Uma reflexão sobre o convívio social e seus desconfortos.
Ficha Técnica
Companhia: Casa Eliseu Voronkoff / Direção: Kauane Raine e Ana Julia Besciak / Elenco: Alex dos Santos, Alice Ganzer, Ana Clara, Eloiza Ribas, Manuela Pilar, Maria Luiza De Sá Oliveira, Mari Dias, Tetê Augusto, Thayane C. Madzgalla, Eduardo Matheus e Vitor Queiros. / Dramaturgia: Criação Coletiva / Técnico de Som e Luz: Pedro Sfendrych / Figurino: Ana Julia Besciak / Confecção de Figurino: PEFABI Confecções.
04 e 05/04 – 20h – No Teatro da Praça

CAPITU LÊ + ABERTURA “DANÇA CIGANA
Descrição
Capitu é uma gatinha apaixonada por livros e não se cansa de subir, descer, andar e correr atrás de novas histórias! Capitu lê todos os livros da casa e sai pelo mundo em busca de novas histórias. Vive muitas aventuras até que encontra Seu Menelau, que lhe apresenta a biblioteca da cidade e uma convidada pra lá de especial, em um reencontro emocionante.
Ficha Técnica
Companhia: Casa Eliseu Voronkoff / Direção: Fernando Vidal / Elenco: Alice Reinert Strugala, Brenda Maria Sobania Klamas, Isadora Gotfrid, Karen dos Santos Stefani, Kamily Ferraz, Linay Lemos, Luiz Eduardo Padilha, Maria Clara Santos de Souza, Nicolly Garbin, Rhayra Fracaro, Yvone Maria Moreno Silva e Guilherme Dutra / Obra Coreográfica e Direção Geral: Fernando Vidal / Trilha Sonora: Pedro Sfendrych e Paulo Lemes Diniz / Cenários: Adonias Oliveira Araújo e Ana Luiza kriger de Paiva / Figurino: Karen Alberti / Confecção de Figurino: Pefabi Confecções / Ilustração: Maressa Dutra Lins / Edição e Programação Visual: Ana Paula Frazão.
Dança Cigana – Coreógrafa: Michele Cas / Elenco: Jéssica Moro Krul, Viviana Krul, Sani Merka, Olímpia Busquette, Ana Paula Frazão, Rose Ecard, Taizane da Silva, Karla Pestana, Maria Regina e Daiany Moreto.
06/04 – 15h – No Parque Cachoeira
QUARTO DE BEBÊ
Descrição
Em uma noite fria, de lua cheia, a “Bonitinha” tenta dormir. Mas quando a cidade silencia, iniciam os ruídos da casa e dos sonhos. O espetáculo ilustra de forma lúdica os terrores noturnos vividos por uma criança.
NA VARANDA
Descrição
Timóteo, um velhinho simpático que perambula pelas ruas de uma pequena cidade a oferecer seus “consertos & concertos”.
Ficha Técnica
Companhia: Trágica Cia de Arte – Inecê Gomes e Jacques Beauvoir.
06/04 – 20h – Na Casa Eliseu Voronkoff
ABERTURA DA EXPOSIÇÃO DE “De A a Z”
Descrição
Exposição de cenários 3D criados pelos alunos e alunas do Curso Permanente de Desenho da Casa Eliseu Voronkoff, baseados no texto de Jacqueline Carteri, de A a Z, que retrata uma série de amigos e amigas, e suas singularidades.
Ficha Técnica
Companhia: Curso Permanente de Desenho da Casa Eliseu Voronkoff / Orientação: Maria Jheovanna / Artistas: Ana Clara Dutra Lopes, Bernardo Cunha Fabri Paião, Davi Henrique de
Moraes Candido, Enzo Gabriel Santos Soares, Gustavo Cheron Iachinski, Isabella Bragança Tavares, Isabeli Ribeiro de Moura, Júlia Ker Sabino Silva, Kamila Bora, Letícia Trzaskos Ometto, Lucas Moreira Machado, Lourenço Nunes Gonçalves, Mariely de Paula Romanetch Leite, Nicolas Rodrigues Muller, Nilton Gabriel Cunha, Rafael de Oliveira dos Santos, Ticiany dosSantos, Victor Leonardo D.S Paula.
A programação é gratuita e os ingressos para os espetáculos podem ser retirados no site da Casa Eliseu Voronkoff, em: www.casaeliseuvoronkoff.com.br
OFICINAS
30/03 – 14h – Na Casa Eliseu Voronkoff
POÉTICAS DA NARRAÇÃO: A VOZ ENCANTATÓRIA FEMININA
Descrição
Cadastre-se para a oficina aqui: https://forms.gle/8QkFoACvHcqJTfnC6
Tendo como fio condutor um conto popular, a oficina tece relações entre a mulher e o gesto de narrar e aprofunda a reflexão sobre os sentidos dos contos, do ato de contar e de quem conta. Questões emergem: O que move a mulher a se fazer linguagem, a se assumir como voz tecelã de histórias? De que é feito este manto de intimidade com que a narradora envolve seu ouvinte? Que mundos e relações ela instaura e semeia com sua voz-palavra? O mergulho no tema é feito em três movimentos que se integram: a experiência estética da escuta de uma história, da conversa e da expressão escrita.
Ficha Técnica
Ministrante: Tininha Calazans.
30/03 – 17h – Na Casa Eliseu Voronkoff
MUSEU AUTOBIOGRÁFICO E TERRITÓRIO
Descrição
Cadastre-se para a oficina aqui: https://forms.gle/sXByWVCS2i3GZLbbA
A oficina busca, por meio de vivências teatrais, estabelecer contato coletivo e fortalecer as individualidades dentro de territórios carregados de memória. Em jogos teatrais, improvisos e exercícios performáticos e de escrita, participantes a partir dos 14 anos irão exercitar o que chamamos de teatro documental. Com diversos jogos cênicos e performativos, terão contato com a potência teatral como instrumento de autoconhecimento e pertencimento de si mesmo, além de conexão com o coletivo. Os relatos, cenas e discussões que surgirem durante o encontro, irão propiciar a apresentação de uma cena, compartilhando o que foi descoberto sobre si e seu território.
Ficha Técnica
Ministrante: Marcelo Rodrigues Maia.
05/04 – 09h – Na Casa Eliseu Voronkoff
DANÇAS FURIOSAS, ORGANIZANDO OS ÓDIOS A PARTIR DA METODOLOGIA DA DANÇA DA INDIGNAÇÃO
Descrição
Cadastre-se para a oficina aqui: https://forms.gle/6P9z9XSAe1yFZr679
Oficina coreográfica baseada na Dança da Indignação, conceito e metodologia criada por Gal Martins, idealizadora e diretora da Cia Sansacroma e Zona Agbara. Trata-se de uma linguagem estética em dança que pretende reverberar indignações coletivas, numa abordagem poética e política que traz signos e elementos singulares na intersecção entre arte e vida, vida e arte. A pesquisa surgiu de uma necessidade, do amadurecimento estético da Cia.
Ficha Técnica
Ministrantes: Gal Martins e Dani Lova.
Informações: 41 99850 6246
A 4ª Mostra Casa Eliseu Voronkoff conta com recursos da Política Nacional Ardir Blanc – Prefeitura de Araucária – Ministério da Cultura – Governo Federal
Assessoria