O Grupo Obragem de Teatro, de Curitiba, traz ao público uma versão contemporânea da clássica obra “Hamlet”, de William Shakespeare. O espetáculo intitulado “Lembra-te de Mim” está em cartaz até o dia 3 de maio e promete levar os espectadores a uma reflexão profunda sobre temas relevantes na sociedade atual. Com dramaturgia e direção de Olga Nenevê, a montagem apresenta uma estética atual que se distancia da versão original, abordando questões como a violência contra as mulheres, a opressão e os conflitos bélicos que afetam diversas partes do mundo, além de explorar a fragilidade da condição humana.
A composição do elenco é composta por importantes nomes do teatro paranaense, incluindo Ane Adade, Ariel Rodrigues, Eduardo Giacomini, Fabiana Ferreira, Gabriel Gorosito, Guenia Lemos, Regina Bastos e Taciane Vieira, que juntos buscam oferecer uma experiência rica e provocativa para o público.
Como parte das atividades promovidas pelo grupo, uma oficina intitulada “A Vibração das Camadas de Presença em Cena” ocorrerá nos dias 9 e 10 de maio, sábado e domingo, das 8h30 às 12h30. As inscrições para a oficina são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail oficinasobragem@gmail.com.
No enredo de “Lembra-te de Mim”, o foco da tragédia se desloca da dúvida existencial típica de Hamlet para a importância da memória e da responsabilidade que vem com ela. Inspirando-se na célebre frase dita pelo fantasma do rei Hamlet, o espetáculo reflete sobre o que permanece após uma tragédia: quem sobrevive, quem se lembra e quem narra a história. Em um mundo devastado pela violência e pelo apagamento de narrativas, a figura de Horácio se destaca não por suas ações, mas por sua posição como testemunha — o último a permanecer, sustentando a palavra e se opondo ao esquecimento.
A proposta da encenação transforma “Hamlet” em um drama que explora o “depois” — após a morte, após a catástrofe, após a perda. Este depois é ainda mais pertinente em um contexto onde lembrar se torna um ato político crucial, desafiando o silêncio e a manipulação das histórias oficiais.
Além disso, o espetáculo incluirá uma sessão com intérprete de Libras durante a última semana de apresentação. O grupo também desenvolve sessões gratuitas voltadas a estudantes e professores da rede pública, oferecendo transporte e promovendo rodas de conversa, além de uma oficina sobre o processo de criação do espetáculo.
Todo o projeto é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba, e da Prefeitura Municipal, com o apoio das empresas Uninter e Consórcio Servopa.
Ficha Técnica
Dramaturgia e direção: Olga Nenevê
Elenco: Ane Adade, Eduardo Giacomini, Fabiana Ferreira, Gabriel Gorosito, Guenia Lemos, Regina Bastos, Taciane Vieira
Música original: Ariel Rodrigues
Preparação vocal: Luciana Melamed
Figurino: Eduardo Giacomini
Cenário: Guenia Lemos
Iluminação: Beto Bruel
Operação de iluminação: Érica Mityko
Designer gráfico: Alessandra Nenevê
Captação de recursos: Carol Roehrig
Assistente de produção: Leandro Oliveira
Produção: Grupo Obragem de Teatro
Serviço
O que: Temporada da peça “Lembra-te de Mim”.
Quando: Até 03/05/2026. De quinta a domingo, às 20h.
Onde: Espaço Obragem – Criação e compartilhamento artístico (Alameda Júlia da Costa, 204 – São Francisco).
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada).
Ingressos antecipados: Clique aqui.
Oficina: “A Vibração das Camadas de Presença em Cena”.
Dias: 9 e 10/05/2026, sábado e domingo, das 8h30 às 12h30.
Inscrições gratuitas: envio de mini biografia para oficinasobragem@gmail.com.
Fonte:: bemparana.com.br


