Na noite da última terça-feira (09), por volta das 20h15, um pai chegou à sede da Guarda Municipal de Araucária (GMA) com o filho, de apenas três dias, no colo solicitando apoio. O bebê apresentava sinais de oxigenação insuficiente que, segundo a GMA, ocorreu em decorrência de ter engasgado enquanto tomava leite materno. A ação rápida dos guardas, que passam por capacitação de salvamento no curso de formação e também nas requalificações, possibilitou que o bebê voltasse a respirar.
Uma imagem da câmera de segurança na sede da GMA mostra a chegada do pai com a criança e o atendimento inicial da equipe que estava próxima à portaria e que realizou as manobras de desengasgo. Após o atendimento inicial, o bebê foi levado para o Pronto Atendimento Infantil (PAI), onde foi avaliado por profissional médico e constatado que passava bem.
Recentemente, em uma noite de março deste ano, um pai e uma mãe chegaram à sede da GMA desesperados, pois sua bebê, de apenas 30 dias, estava engasgada e sem respirar. Na ocasião, a equipe que estava no local também realizou a manobra e conseguiu que a criança voltasse a respirar, encaminhando-a, na sequência, também para avaliação médica no PAI.
Segundo a GMA, são comuns as situações em que os profissionais colocam em prática esse tipo de conhecimento. Há salvamentos que ocorreram, por exemplo, via telefone, quando os guardas orientaram os pais sobre como proceder nesse tipo de emergência.
SMCS