A tenista brasileira Laura Pigossi escreveu mais um capítulo importante em sua trajetória profissional ao conquistar, neste domingo (2), o título de simples do torneio W100 de Gran Canaria, realizado em solo espanhol. Em uma demonstração de resiliência e foco, a atleta superou a turca Berfu Cengiz, atual 353ª colocada do ranking mundial, em uma virada emocionante definida pelo placar de 6/7 (2-7), 6/1 e 6/3.
A competição, que integra o tradicional circuito da Federação Internacional de Tênis (ITF), é disputada em quadras de saibro, piso exigente que testou o preparo físico e mental das competidoras. A grande final foi marcada por um duelo intenso que se estendeu por duas horas e 28 minutos. O momento mais dramático ocorreu no terceiro e último set, quando a brasileira esteve em desvantagem ao placar de 1/3. Demonstrando poder de reação, Pigossi emendou uma sequência impressionante de cinco games consecutivos, neutralizando as investidas da adversária para assegurar o troféu.
Consolidação da carreira e histórico vitorioso
Com esta conquista, a medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio — feito histórico alcançado ao lado de Luisa Stefani na categoria de duplas — adiciona o 13º troféu profissional de simples ao seu currículo. Este também representa o primeiro título conquistado pela tenista na atual temporada, injetando uma dose expressiva de confiança para os próximos desafios do calendário internacional.
Até então, o título de maior pontuação obtido por Pigossi havia sido o WTA 125 de Buenos Aires, faturado em 2023. A atleta também acumula outras taças relevantes em sua trajetória recente, como o W50 disputado em Pretória, na África do Sul, além de conquistas em solo brasileiro, a exemplo do W75 e do W35, ambos realizados na capital paulista em 2024.
Retorno ao seleto grupo do top 200
Além da premiação financeira de 13.715 euros, a campanha vitoriosa na Espanha rende à brasileira 100 pontos fundamentais na atualização do ranking mundial da modalidade. Com esse acréscimo, a expectativa é de que Laura Pigossi retorne ao grupo das duplas melhores do mundo, figurando na 195ª posição da listagem da WTA. A melhor marca da carreira da tenista até o momento permanece sendo a 100ª colocação mundial, alcançada em agosto de 2022.
A campanha rumo ao topo do pódio
Para erguer a taça em Gran Canaria, a trajetória da brasileira exigiu superação diante de adversárias de peso e momentos de instabilidade superados com estratégia. Logo na estreia da competição, Pigossi mediu forças e eliminou a experiente tenista eslovena Polona Hercog, ex-top 40 do ranking internacional.
Nas oitavas de final, avançou após a desistência da alemã Caroline Werner durante o segundo set do confronto. Já nas quartas de final e na semifinal, a brasileira manteve o ritmo consistente para despachar cabeças de chave importantes: primeiro a espanhola Andrea Lazaro, e posteriormente a jovem promessa tcheca Dominika Salkova, atual 121ª colocada do ranking global, em um duelo semifinal de altíssimo nível técnico.
Fonte:: bemparana.com.br




