As prefeituras de Contenda e Balsa Nova promovem na última quinta-feira (12), a 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores de Contenda e contou com a presença dos prefeitos Antônio Adamir Digner, o Mostarda, anfitrião desta edição, e Marcos Antônio Zanetti, prefeito de Balsa Nova.
A conferência teve como tema ‘Emergência Climática: o Desafio da Transformação Ecológica’. Esse também será o assunto tratado na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, evento que acontecerá em breve e que terá como objetivo promover diálogos sobre a Emergência Climática, as quais vão subsidiar a implementação da Política Nacional sobre Mudança do Clima.
“É com grande alegria que nossa cidade tem a honra de sediar a 1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente dos municípios de Contenda e Balsa Nova. É uma oportunidade única para trocar experiências sobre emergências climáticas”, afirmou Mostarda.
O prefeito de Balsa Nova também destacou a importância do evento. “É impossível com esse tema não lembrarmos dos desastres que vem ocorrendo, como as enchentes, as secas, o aumento das temperaturas, os incêndios florestais, os ciclones que são as consequências da transformação ecológica. Tudo isso que estamos vivendo é sinal de alerta de que precisamos agir e que a mudança é urgente”, disse Zanetti.
Durante a conferência os participantes foram distribuídos em cinco eixos temáticos, sendo eles: mitigação, adaptação e preparação para desastres, justiça climática, transformação ecológica e governança e educação ambiental. Cada um desses é um tema crucial para a construção de um futuro sustentável. Houve ainda a eleição de três delegados de cada município que irão participar da Conferência Estadual de Meio Ambiente.
O encontro contou ainda com a presença dos secretários de Agricultura e Meio Ambiente, Lauro Alexsandro Lagner, do município de Contenda, e Iran Rodrigues, de Balsa Nova, além do presidente da Câmara de Vereadores de Balsa Nova, Nélio José Chiquito, dos vereadores de Contenda, Alexsandro Miguel Tulik de Freitas, o Goiaba, Arcilio Mazur e Marcos Schinda da Silva.
Também ministraram palestras Marco Aurélio de Mello Machado, do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola Membro do NUVEM (Núcleo de Estudos em Variabilidade e Mudanças Climáticas) Setor de Ciências Agrárias – UFPR, e o professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Raul Matias Cezar, entre outros convidados.
Outras informações na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Contenda, ou pelos telefones 3625-1212 ou 98403-7708.
Assessoria